quinta-feira, setembro 23, 2010

O dia em que eu e a gaja subimos ao Bom Jesus


Estão a ver o santuário do Bom Jesus de Braga, não estão?! Bem, presumo que não... excepto se viverem mesmo em Braga. Mas pronto, podem sempre olhar para a fotografia que acompanha o post de hoje: é o Bom Jesus de Braga.

Este santuário é mui afamado pela sua imensa escadaria. Sempre ouvi dizer que subi-la, na totalidade, era um suplício. Um desafio ao corpo, portanto.

Sendo assim, que outra coisa podia um homem querer quando, em pleno verão de Agosto, eu e a gaja demos um pulinho até Braga? A escadaria do Bom Jesus parecia estar mesmo a pedi-las. É como se a ouvisse, sussurando junto de mim: "Não és homem não és nada se não subires por mim acima. E, já agora, aproveito a oportunidade que tenho de sussurrar-te para dizer que és muita giro e que anseio por sentir os teus pés em cima da minha superfície marmoreada". Enfim, uma maluca, esta escadaria...

Assim, chegado ao santuário, a primeira coisa que disse foi "vou já subir esta merda", o que levou uma beata que por lá andava a dar beijinhos no terço que trazia nas mãos. Enfim, as pessoas religiosas, aparentemente, não podem ouvir ninguém dizer o verbo "subir"... Aproveitei também para desafiar a gaja. Num primeiro momento, não pareceu convencida ("Uh, é muito grande, isto. E tem muitos degraus. Vou ficar à rasca das pernas", respondeu ela), mas depois de alguma insistência da minha parte lá concordou.

E foi desta forma que nos colocámos a postos a partir da base. E ao meu sinal de "vamos?", começámos a subir a coisa.

E meus amigos: que decepção!!!!!! SUBIR O BOM JESUS É MAIS FÁCIL DO QUE ENTRAR PELA DEFESA DO SPORTING! Todas aquelas histórias que ouvi acerca da dificuldade de ir até lá acima não passavam de patranhas. Meus caros: nem suei (e recorde-se que era pleno Agosto). Deu até para brincar, com a gaja, durante a subida: enquanto eu ia pelo lado esquerdo, ela subia pelo lado direito, e 20 ou 30 degraus depois cruzávamo-nos no meio, com alguma teatralidade à mistura, pois abríamos os braços um para o outro enquanto eu trauteava a Chariots of Fire, do Vangelis. Deu, também, para ofender duas raparigas, muito pias, que se esfalfavam todas para subir aquilo: limitei-me a dizer-lhes, enquanto as ultrapassava a grande velocidade, "Pfff, então onde está a vossa fé para vos ajudar a subir? Eu sou ateu e subo esta merda com um pé atrás das costas".

Em conclusão: o santuário pariu um rato! Não custa nada, mesmo nadinha, subir aquela escadaria. Se tivessem posto uns 50 santuários seguidos, talvez aí a coisa desse alguma luta. Agora assim, tal como está, é uma brincadeira de meninos (shht, ó Carlos Cruz, está lá quieto, não vás já a correr comprar um bilhete para Braga). Acreditem!

P.S.: Se algum dia decidirem, de facto, subir ao Bom Jesus de Braga e a vossa experiência for um pouco diferente, do género irem parar ao hospital à custa de dores lancinantes nas pernas, aviso já que não é culpa minha. Vocês é que são uns fracotes!

1 comentário:

Ilda disse...

E ainda te esqueceste de eferir que descemos para depois sim, subir!! Mas sim, foi facil, facil!!!