Acho que não há ninguém que não goste de formigas. As formigas são bichos que nos fascinam, seja pela sua incessante diligência, seja pela sua ímpar e invejável organização. As formigas são até bichos que nos ensinam algo: que criança não se sentiu tocada pela fábula da cigarra e da formiga?!
Porém, as formigas também podem revelar-se incomodativas. Não só quando nos picam, mas também quando nos assaltam a despensa. Ou nos impedem de realizar um piquenique. Isto porque as formigas são umas vorazes recolectoras de comida, que transportam custe o que custar para a base, ou seja, o formigueiro onde estão instaladas as larvas da futura geração. Quem já teve formigas em casa, sabe do que estou a falar: em poucos minutos, um exército de 53948936830 milhões de insectos pode dar cabo dos nossos mantimentos para um mês.
Mas isto se forem formigas normais, é claro. E as formigas que tenho presentemente em casa são tudo menos normais! Quer dizer, quase todo o comportamento delas é o comportamento de formigas normais, à excepção de um pequeníssimo pormenor: elas não atacam a comida!
Ora, é isto que não percebo. E é por essa razão que classifico estas formigas de totós. Porque, afinal, elas não fazem rigorosamente nada. Nadinha! Apenas passeiam lá por casa, de um lado para o outro, e do outro lado para o um. Não pegam na comida. Não roubam o açúcar. Não se fazem aos chocolates. Mas que raio de formigas são estas?!?!?!
Procurei até tentá-las. Barrei uma torrada com mel e deixei-a no chão, ao alcance do exército. Mas nada: elas fugiram daquilo mais depressa do que o José Castelo Branco foge de mulheres. Se eu fosse formiga, aquele pedaço de pão não me escapava; todavia, não é isso que interessa às formigas-totós. E o que lhes interessa, então? Não faço a porra da mínima ideia... Afinal, que querem elas de mim? E da minha casa? Pode um formigueiro governar-se sem alimentos? Que ordens dá a rainha às suas operárias? Estarão elas em protesto? Em greve? Equivale toda aquela passeata sem caça a uma espécie de Maio de 68 no mundo das formigas? E porquê? Terão elas visto o AntZ? E o Call Girl, já agora?
São questões que me atormentam. Já alguma vez passaram por algo semelhante? Já tiveram formigas destas em vossa casa? Partilhem as vossas experiências, é um assunto que me intriga sobremaneira...
Grato!
sexta-feira, setembro 12, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Só podem ser formigas travecas...
Jokas
Devem ser...
Curioso, as que tenho lá em casa também são assim,ups espera, parece que moramos no mm sitio não é??? Bom então resta-me fazer minhas as tuas palavras!!! Até logo, amor!!!
Eu vigio as formigas até chegares...
são formigas vegetarianas, pá!
experimenta deixar um talo de aipo...vai em 2 segundos...
se o aipo não resultar, podes sempre fazer uma estradinha de alcachofras/tomate chucha/mangericão no caminho da saída...
Não resulta! Elas têm lá alface à disposição e nem lhe mexem...
Enviar um comentário