quinta-feira, maio 08, 2014

Confissões de um obsessivo-compulsivo

Todos nós temos as nossas manias, mas algumas manias são - como dizê-lo? - mais parvas que outras. Então quando se é obsessivo-compulsivo (coisa que eu não sou, mas só porque tenho a mania obsessivo-compulsiva de dizer que não sou), não há hipótese: as nossas idiossincracias serão inevitavelmente imbecis. Recentemente, estive a fazer uma lista (algo que os obsessivos-compulsivos fazem muito...) com as minhas manias mais estranhas. Para não vos chatear, comprovando, assim, que sou um obsessivo-compulsivo nada obsessivo-compulsivo, porque os obsessivos-compulsivos mesmo obsessivos-compulsivos acabam sempre por chatear os outros com as suas manias obsessivo-compulsivas, mas eu não, eu não chateio nada, mesmo nadinha, reproduzo apenas 5 dos itens que constavam dessa lista, os mais inofensivos, porque, não sei se já vos tinha dito, a minha intenção é não vos chatear, ao contrário dos obsessivos-compulsivos que passam a vida a melgar o resto da humanidade, raios parta essa gente mais as suas coisinhas, que chatos pá, desopilem:

1 - Todos os meus cds têm de estar direitinhos dentro das respectivas caixas. E se o desenho do cd for igual ao desenho da capa, têm de estar milimetricamente alinhados. Esta é uma das razões por que não gosto de emprestar cds: se os devolvem sem esse alinhamento, fico completamente possesso. O mais estranho é que eu só faço isto com os MEUS cds. 

2 - Outra que também envolve os meus cds: cada cd novo que compro tem de ser escutado exactamente 6 vezes antes de ser arrumado na prateleira. Depois disto, quando volto a ouvi-lo, é indiferente: posso ouvi-lo uma, duas, dez vezes seguidas, conforme me apetecer. Mas assim que o compro, não falha. São 6 vezes, nem uma a mais, nem uma a menos.

3 - Quando pego num livro, tenho de lê-lo todo, de ponta a toda. E quando digo "todo", é mesmo TODO! Capa, contracapa, lombada, página do editor... até a porcaria do ISBN e do código de barras eu tenho de ler!!!!!

4 - Se vai passar um filme na televisão que eu quero ver e, por azar, perco os primeiros segundos, já não o vejo. Tenho de ver um filme rigorosamente desde o início. A não ser que seja um filme que já tenha visto. Quando assim é, não me importo. Sim, eu sei... manias...

5 - E, já agora, quando vejo um filme no leitor de dvd, tenho de vê-lo até ao seu absoluto final, isto é, até todos os créditos terem passado pelo ecrã. Mas só se for em dvd: não faço isso no cinema, tirando uma vez ou outra, e não faço isso com os filmes que passam na televisão.

E vocês, quais são as vossas manias parvas?!

Sem comentários: