segunda-feira, outubro 06, 2008

Seja feliz, pratique Yoga! Ou então, não...

As pessoas que distribuem folhetos pelas ruas devem achar-me simpático. Ou isso, ou pensam que tenho cara de quem gosta de acumular lixo nos bolsos. O que até é verdade, admito... E também sou simpático, pronto. Ou seja, a malta que distribui papelinhos conhece-me deveras bem, apesar de nunca me terem visto na vida. Enfim, há pessoas que conseguem em segundos executar precisos retratos psicológicos de outras pessoas, e é bem provável que as empresas que empregam os distribuidores de papelada tenham esse factor em conta. Outro dia, por exemplo, uma jovenzinha que distribuia anúncios de um novo perfume feminino limitou-se a olhar para mim, depois deu-me o papel e disse: "Você hoje está triste, não é verdade?". Como respondi sim, ela acabou por ir comigo para a cama. Enfim, é gente desta, altruísta e preocupada com os outros, que ainda faz deste planeta um lugar belo para se viver...

Esta manhã, no entanto, o caso foi outro. Uma diferente jovenzinha acercou-se de mim e entregou-me um folheto para as mãos. Ainda fiz uma cara triste, no objectivo de ela se compadecer e fazer o mesmo que a outra jovem fez, mas desta feita não funcionou. Continuou a andar e a distribuir papéis por outros transeuntes que, como eu, pela rua caminhavam. Que puta!...

Abandonado, não tive outra opção senão prestar atenção ao papelucho que a vac.. a rapariga me tinha ofertado. E o que lá vinha era isto: publicidade a uma academia de yoga - a Siddha Yoga! (Tem site e tudo, para verem como não estou a brincar: http://www.academiadeyoga.pt/).

A primeira coisa que me chocou foi precisamente o nome: Siddha Yoga! Siddha Yoga?!?! Isso é o quê? Um gajo canta um mantra e fica seropositivo? Um gajo só pode fazer yoga com preservativo? Que é isto, pá?!?!

Após tão profundas reflexões, e não tendo obtido qualquer resposta, decidi abrir o folheto. Um aviso dizia assim (juro que não estou a fazer mais senão reproduzir fielmente o que lá estava escrito!):

"Como pode a prática de yoga ajudar-te nos estudos?
- melhora a capacidade de concentração
- dá mais energia
- aumenta a memória
- reduz a necessidade de dormir
- melhora a saúde
- aumenta a coordenação entre o hemisfério esquerdo e direito do cérebro
- torna-te activo, dinâmico, feliz"

E isto, mais do que o nome da academia (mais uma vez: Siddha?!?!? Não inventem outro nome que não é preciso...), fez-me pensar. O yoga ajuda-me nos estudos? Melhora a capacidade de concentração? Ó pá, se eu soubesse disso enquanto andava a tirar a minha licenciatura... juro que em vez de uns reles 18 a Lógica, teria tirado de certeza um 19! Dá mais energia? Caramba, se eu soubesse disso antes de ir para os meus torneios de futebol... Já estou a ver os meus colegas: "Pá, embora fazer o aquecimento", e eu "Está bem, deixem-me só fazer a posição do lótus". Aumenta a memória e reduz a necessidade de dormir? E desde quando isso é bom? Dormir é tão fixe, e ter má memória já me tem safado por mais de uma ocasião, tipo quando levo uma gaja para a cama e depois esqueço-me de lhe telefonar, o que impede a formação de uma, hmmm, como é que se chama aquela merda?, ahmmm, ah, já sei, uma "relação". Melhora a saúde? Pá, isso é fixe, até porque estou farto de hospitais e clínicas e farmácias e coisas do género. Aumenta a coordenação entre o hemisfério esquerdo e o direito do cérebro? Bem, mais um ponto a favor do yoga. Deve ser fixe isso da coordenação hemisfério esquerdo-direito... ajudaria, no entanto, se eles me dissessem qual é qual. É que eu não sei, pronto... E, por último, torna-me activo, dinâmico, feliz. E eu a pensar que as drogas que consumo já me faziam isso! Porreiro, vou chegar junto do meu dealer e dizer: man, já não quero a tua coca, agora estou no yoga! Impecável, não é?

Munido destes pensamentos, já estava pronto para me dirigir, o mais rápido possível, à Academia Siddha Yoga. (pá, a sério: arranjem outro nome! Já!). Até que os meus olhos passaram por uma pequena informação contida no folheto, que cito, ipsis verbis, aqui:

Não há nudez ou sexo no curso.

A frase estava mesmo assim, destacada e em bold. E isto, pior do que o nome, é um autêntico tiro no pé, pelo menos para mim. Se eles tivesse colocado tal frase em letras minúsculas, como fazem os bancos e as companhias de seguros, talvez eu não tivesse dado por nada, e seria facilmente enganado. Mas não, meteram isto bem visível. Tolinhos, perderam logo ali um cliente. Todas as vantagens que o yoga poderia facultar esvaem-se em comparação com esta óbvia desvantagem. Até nas minhas aulas de Epistemologia Mongol Contemporânea era permitido nudez e sexo, quem são estes yoguins para impedirem tal?! Ora, e se fossem à gaita? Fizeram-me perder tempo, filhos de uma grande égua.

Da próxima vez, ou enganam-me como deve ser, ou espeto com o vosso folheto na cara da jovenzinha! E mudem de nome, por favor, que não quero apanhar nenhuma doença chata, ok? Obrigado!

7 comentários:

CP disse...

tanta coisa só para dizeres que tiveste 18 a Lógica n é?
:P

Rita disse...

Eu se fosse fazer Yoga saía de lá um pilha de nervos, toda aquela lentidão e câmara lenta tiravam-me do sério...
Jokas

Peter of Pan disse...

@Carlos: mais importante era eu ter dito qual a nota que tirei a Epistemologia Mongol Contemporânea...

@Rita: e ainda por cima não há sexo!!!!

Ilda disse...

Se calhar é isso preciso de yoga para fazer lógica!!!

Peter of Pan disse...

Não precisas nada!

Anónimo disse...

Tenho a dizer que um jovem de 20 anos que um dia recebeu o mesmo folheto que você e não ligou a tal frase e entrou nessa malfadada academia, está lá há um ano, a dormir no chão, a passar fome, com a namorada a dormir com o mentor, levou uma autentica lavagem ao cerebro, e eu acho que essa academia devia ser desmascarada, porque aquilo não passa de orgias camufladas, com troca de parceiros a toda a hora e não tem nada de yoga.Ele agora com 21 anos, não está impedido de ir a casa dos pais mas está pele e osso, e o mentor diz lhe que a mãe põe coisas na comida para ele se libertar daquilo. Sei deste caso, felizmente não é meu filho, mas tenho muita pena, mas mesmo muita pena que um jovem de 21 anos, esteja nesta situação dentro do seu próprio país, a dormir no chão, a passar frio, a passar fome
e não consiga libertar-se das tretas que lhe meteram na cabeça e se livrar daquilo duma vez. Eu pensava que estas seitas, sim porque não é outra coisa, existiam só na américa, como temos tido conhecimento, mas afinal não, isto passa-se na av. de berna em pleno centro de lisboa!Que alguém desmascare este homem!Bem o espero!

Anónimo disse...

Felizmente a polícia judiciária começou a actuar com visitas, interrogatórios e só espero que aquele inferno para algumas mães termine rápido!