sexta-feira, junho 08, 2012

Sobre feriados

Ontem fiquei a gozar o feriado. Sim, esse mesmo feriado que vai ser interrompido durante 5 anos: a celebração do Corpo de Deus. "Ah", recriminam vocês, "essa tua incoerência... então um ateu arreigado como tu fica em casa num feriado religioso, à semelhança de qualquer beata mais devota?!". E eu digo que vocês não percebem nada! Como já disse noutro local (não, por acaso não: foi mesmo neste blogue, neste post), eu sou ateu sim, daqueles bem convictos, mas sou também um preguiçoso, igualmente convicto! Daí gozar o feriado como uma pessoa religiosa gozaria, mas não pelas mesmas razões e não da mesma maneira. O Corpo de Deus existe? Não, mas eu fico em casa no dia em que é celebrado! E mais vale um feriado de uma coisa que não existe na mão, do que dois dias que não são feriados a voar. Ponto final.

Confesso, no entanto, que gostaria de ver as coisas de maneira diferente. Gostaria que os meus valores de ateu e preguiçoso não se entrechocassem. E gostaria que os governos não andassem a eliminar feriados por razões economicistas. Querem eliminar feriados, querem?! Façam-no pelas razões certas mas dêem-nos algo em troca.

Que quero eu dizer com isto? Que, quanto a mim, a solução perfeita estaria na pura e simples erradicação de todo e qualquer feriado religioso, substituindo-o por efemérides civis. "Ah", recriminam outra vez vocês, sempre prontos a recriminar, "mas que efemérides poderiam comparar-se à devoção que as gentes têm pelas datas religiosas?". É uma boa questão, é, à qual votei 0,5 segundos do meu tempo, pois encontrei rapidamente a resposta: os feriados religiosos deviam ser substituídos por feriados que celebrassem mamas. Sim, MAMAS! Os religiosos têm santos?! Por que não propor um feriado do Dia das Mamas da Soraia Chaves? Os religiosos têm datas votadas a conceitos estranhos como Corpo de Deus, Ascensão, Imaculada Conceição?! Por que não propor datas como Mamas Que Terminam em Curva Ascendente, Mamas Com Bicos Salientes, Mamas Redondinhas?! Até se podia, como caridade, dedicar um feriado às Mamas das Gajas Gordas.

"Ah", mas lá estão vocês de novo, chatos do caraças, "só que isso é uma injustiça. Então e as pessoas que não gostam de mamas, por que é que têm de levar com meia dúzia de feriados dedicados a mamocas?!". Meus caros, se não gostam de mamas, problema vosso! Têm duas opções: ou não ligam àquilo que o feriado celebra, mas mesmo assim gozam-no, tal e qual eu faço com os feriados religiosos, ou inventam vocês mais datas. Bem sei que a minha proposta acima é simpática sobretudo para homens heterossexuais e lésbicas, que verão com bons olhos um calendário cheio de mamas, parece aqueles que costumam estar nas oficinas. Não gostam?! São homens homossexuais ou mulheres heterossexuais?! Paciência! Inventem as vossas datas e elevem-nas a feriados. Não quero saber. Em vossa defesa, prometo ficar em casa caso proponham um Dia Para o Pirilau Erecto (poderia muito bem substituir o Dia de Santo António) ou um Dia da Marcha do Orgulho Gay (não me choca que este fosse colocado em vez do Natal. Afinal, continuava-se a dar e a receber, se é que me entendem...). Eu quero é feriados, caramba...

Só para terminar: e qual é a ideia de fazer calhar o 10 de Junho a um domingo, hã?!? Filhos da puta...


Sem comentários: