terça-feira, dezembro 16, 2008

Uma verdadeira sapatada na crise

Sapatos: a melhor arma de insurreição política
desde 13 de Dezembro de 2008


Como havia prometido, vou comentar o episódio da tentativa de agressão ao Bush com um par de sapatos. Não me interessa tecer grandes considerações sócio-políticas acerca do episódio, nem vou fazer juízos de valor. Acho que é irrelevante saber se os iraquianos são mais livres hoje, porque podem mandar sapatadas nos opressores, do que nos tempos de Saddam, em que não podiam nem levantar a mão, quanto mais o pé. Também não questiono a pertinência em si do acto, nem se foi bom ou se foi mau. Do mesmo modo, não discuto se o jornalista podia ter tido melhor pontaria. Não é por aqui que quero seguir. A reflexão que fiz vai noutro sentido.

E é este: descobri o negócio do futuro! A atitude do jornalista iraquiano despertou-me a consciência! É que devido à força das imagens, estou absolutamente convencido que a moda irá pegar. Sapatadas nos líderes será a próxima - e bem sucedida - forma de contestação política e, quiçá, de atentados. Por essa razão, resolvi abrir uma sapataria. Mas uma sapataria especializada em agressões. Onde os sítios de prova serão substituídos por bancas de tiro ao alvo, semelhantes às que podemos encontrar em feiras, em que se derrubarmos as latas, ganhamos um urso (a diferença é que, agora, o objectivo é acertar logo no urs..., quer dizer, no político). E onde haverá uma enorme variedade de escolha para todo aquele que deseje atirar calçado, desde as leves pantufas até às poderosíssimas botas com biqueira de aço (estou também em conversações com as Nações Unidas, no sentido de saber se sapatos femininos com salto-agulha são permitidos). Já estou mesmo a ver: José Sócrates sai de uma reunião de ministros e tungas, apanha com um par de sapatos vela nas trombas! Nicolas Sarkozy sai de um motel com a Carla Bruni e pimba, vem um gajo por trás e espeta-lhe um par de coturnos, tamanho 44, no lombo! Gordon Brown sai do nº 10 de Downing Street e zás, leva com um par de chanatas na tola! Tudo material fornecido pela minha sapataria, é claro!

Digam lá se não é uma ideia maravilhosa! Ao mesmo tempo, contribuo para a contestação política e enriqueço-me! É uma verdadeira sapatada na crise, e só tenho a agradecer ao jornalista iraquiano. Obrigado, pá! Bem hajas!

1 comentário:

Ilda disse...

Bom, para começar lá em casa já temos uns parzitos que podemos começar por usar no Sócrates! pena é eu calçar um numero pequeno! :(