quinta-feira, maio 06, 2010

Pessoas tontas

Não é que me considere um misantropo, mas às vezes só me dá vontade de pegar numa kalashnikov e balear quem se encontra à minha frente! Claro que isto pressuporia que eu soubesse pegar numa arma; como não sei, o mais provável era, quando procurasse disparar, dar um tiro no pé - literalmente.

E porquê esta raiva destrutiva, este inexplicável ódio a outros seres humanos? Porque há seres humanos que possuem comportamentos estúpidos. Comportamentos que não dão para perceber. Comportamentos que infirmam a caracterização aristotélica do homem como "animal racional". Comportamentos como este: está uma pessoa verdadeiramente racional (eu!) a deslocar-se para apanhar o metro e a única coisa que vê à sua frente, cortando-lhe o caminho, é dezenas de pessoas verdadeiramente irracionais a ziguezaguear pelo piso e, por vezes, mesmo pelas escadas. Quer dizer, que pensa esta malta que está a fazer? Num segundo encaminham-se para a esquerda, no outro vão imediatamente para a direita, para logo a seguir voltarem para a esquerda, e depois para a direita de novo, sem nexo e sem aviso prévio, parece que andam a imitar o Sócrates, ou então uma mosca, ó que caraças! Caminhar no meio desta gente é como estar dentro de um labirinto cujas paredes estão em constante movimento, e nós (e por nós, quero obviamente dizer eu) somos como ratos ali presos, ansiando por encontrarmos uma saída.

Desconheço a razão profunda que leva esta gente a andar aos "s". Ainda me pus a pensar nisto quando, após ter feito várias ultrapassagens perigosas e ter levado à frente pelo menos uma meia dúzia de velhotas, lá consegui entrar para uma carruagem. As possibilidades que consegui levantar foram estas:

Razões que levam as pessoas a ziguezaguear pelos espaços públicos, sobretudo nas estações de metro e de comboio, arre porra, que esta gente é mesmo parva, então não vêem que isso transtorna logo o esquema a um gajo, ainda mais de manhãzinha, quando ainda estou a dormir? Quer dizer, que piada tem um tipo estar meio ensonado e, quando quer apanhar um transporte público nas calmas, aquilo com que leva é com gente a atravessar-se-lhe de um lado para o outro e vice-versa, julgam que são o quê, espermatozóides? E por que raios é que este cabeçalho está a ficar tão inexplicavelmente gigantesco?

1 - Estão bêbedas logo pelas 8 da manhã.
2 - Imaginam que são o Messi ou o CR9 e andam a driblar adversários invisíveis.
3 - Possuem a coordenação motora de uma barata tonta.
4 - "A recta é o caminho mais curto entre dois pontos" é, basicamente, um conceito que lhes escapa.
5 - Trata-se de uma conspiração destinada a irritar até ao íntimo as pessoas normais (eu).
6 - Querem reproduzir as experiências científicas do LHC e procuram ir umas contra as outras em sentido contrário, o que, na maior parte dos casos, ocorre.
7 - Na verdade, são todas invisuais, mas não querem dar parte fraca.
8 - São simplesmente estúpidas.


Se esta gente fosse mas era cagar, faziam melhor. Mas aposto que até cagam aos ziguezagues, raios os partam...

3 comentários:

Ilda disse...

Eu aposto na primeira ou na ultima hipotese!!!

AvoGi disse...

bem andava eu à procura do Ambrósio da ferrero roche e venho aqui ter dali do outro lado. pronto gostei do blogue. e vou seguir só porque gostei e mai nada.kis :)

El Guru disse...

Já pensaste que se calhar todas essas pessoa estão a andar em linha recta e tu é que andas aos ziguezagues?