terça-feira, julho 20, 2010

Revisão constitucional: Peter of Pan way

Agora anda aí uma cegarrega do caraças por causa de uma revisão constitucional proposta pelo PSD. Admito que ainda não meti muito o nariz na coisa (prefiro meter o nariz noutras coisas, não sei se me faço entender...), mas pelo pouco que pude cheirar, aquilo fede. Aliás, se há algo que caracteriza os portugueses, é eles serem capazes de piorar aquilo que já de si é mau: a actual constituição é má, sem dúvida, mas as propostas do PSD conseguem torná-la ainda pior. Eu acho que esta gente faz de propósito. Ou isso, ou são dotados de estupidez congénita.

Bom, se a revisão constitucional à PSD for levada avante, eu tenho na gaveta uma contra-revisão constitucional. E a minha, ao contrário daquela, tem propostas inteligentes, sensatas e susceptíveis de agradar a todos. Querem um cheirinho? Então cá vai:

Proposta nº 1: O Presidente da República pode até ficar com o poder de demitir o governo, tal como o partido da setinha pretende, desde que seja permitido a qualquer cidadão, incluindo o bêbedo do Manuel Vilarinho, demitir o Presidente da República.

Proposta nº 2: A Assembleia da República deixa de ter um presidente e passa a ter uma representante. E essa representante será, por um prazo de 15-20 anos, a Soraia Chaves. A sua substituição verificar-se-á aquando de rugas e peles caídas, sendo o seu lugar ocupado por uma qualquer mamalhuda boazona que, daqui a umas décadas, andar na berra.

Proposta nº 3: Além de se impedir a recandidatura, a cargos políticos, de indivíduos condenados no âmbito do exercício do poder público, tal como quer o PSD, proponho que esses mesmos indivíduos sejam chibatados em praça pública e tenham ananazes enfiados pelo traseiro.

Proposta nº 4: A Constituição da República Portuguesa deverá incluir o seguinte artigo: "Doravante, e para todo o sempre, o Sporting Clube de Portugal é considerado o clube de futebol mais lindo do país e do mundo, sendo-lhe atribuído o título de Campeão Nacional em todas as épocas, mesmo naquelas em que a sua classificação não seja igual ao primeiro lugar." Este artigo incluirá, ainda, as alíneas seguintes:

a) todos os cidadãos portugueses residentes no território nacional deverão, quando abordados por uma autoridade, apresentar o seu cartão do cidadão e o cartão de sócio do Sporting Clube de Portugal. A não apresentação destes dois documentos em simultâneo será punida com coima não inferior a 5000 €.

b) todos os cidadãos portugueses, residentes em Portugal ou no estrangeiro, deverão, a partir do ano de 2011, incluir nos nomes dos seus filhos os nomes "Liédson", caso nasçam meninos, e "Miguel Veloso", caso nasçam meninas.

c) todos os cidadãos portugueses residentes no território nacional passarão a estar obrigados a visitar o Estádio Alvalade XXI pelo menos uma vez por ano. O não cumprimento desta obrigação justificará penas na ordem das cinco conversas diárias com Carlos Queiroz por um período nunca inferior a 20 dias.

Proposta nº 5: Passa a estar expressamente proibido qualquer canal televisivo ligado ao Estado. Isto significa a privatização da RTP que, de acordo com a nova Constituição, deve ser vendida por tuta e meia ao Sá Leão, que estabelecerá a programação que bem entender.

Isto, como eu dizia, é só um cheirinho. Tenho milhentas propostas prontas a apresentar no parlamento. Aprendam, sociais-democratas da tanga...

Sem comentários: