sexta-feira, abril 29, 2011

Chapa gasta, chapa (ainda mais) ganha.


Olá, bom dia a todos, em particular ao José Saramago, que está a fazer-me rir como um perdido n'A Jangada de Pedra, que é a minha presente leitura de transportes públicos. Sim, eu sei que o tipo já morreu, mas e daí? Há alguma lei que impeça uma pessoa de dar os bons dias aos quinados?! Hmmm?!?

Bom, e quanto ao título do post, em que ficamos?! "Chapa gasta, chapa (ainda mais) ganha"?!? Que raios é que isto significa? Como é evidente, vou explicar tudo, tim tim por milou.

A expressão normal é, como todos sabem, "chapa ganha, chapa gasta", e é utilizada sobretudo pelos assalariados que, recebendo o seu cheque ou o dinheiro na sua conta bancária, têm imediatamente de gastar tudo para fazer face às despesas necessárias como, e exemplificando, um gajo que acabe de receber 1000 € como paga pelo seu desempenho profissional mensal e gaste tudo em putas logo no dia seguinte, é assim que vai a meretriz da vida, o custo dos bens de consumo é tão elevado que umas duas ou três quecas chupam logo um gajo, física e economicamente, as coisas são mesmo injustas, não há dúvida, e agora acho que me perdi, acontece.

Regressando à terra, e ao assunto que ora trago, a inversão que procedi da popular expressão nada tem a ver com salários, ou coitos, ou prostitutas. Eu digo "chapa gasta, chapa (ainda mais) ganha" para traduzir uma situação muito particular, como é a de eu fazer exercício e depois ir à paparoca. Assim, explicando tudo com princípio, meio e fim, a chapa gasta significa a energia e calorias que despendi aquando da realização dos exercícios físicos, a chapa ganha por sua vez significa a energia e calorias que ganhei aquando do jantar, e o (ainda mais) refere-se, por sua vez, ao facto de, estupidamente, eu ter ingerido muito mais calorias do que aquelas que havia previamente deitado fora. Pronto, está dada a explicação, e peço desculpa por não ter cumprido totalmente o que prometi, eu disse que ia explicar tudo com princípio, meio e fim, mas, se seguiram o meu raciocínio, verifica-se que expliquei tudo, sim, só que com princípio, fim e meio, vá lá saber-se porquê.

Ou seja, e resumindo tudo aquilo que foi dito, menos a parte dos salários, e das putas, e das quecas, e também do pedido de desculpas antecedente, num indivíduo ou numa indivídua comuns, a actividade física serve como factor para a perda de peso, mas numa pessoa como eu, o exercício só provoca a engorda, isto porque esgoto-me tanto a correr e a alongar-me e a elevar-me e mais não sei o quê que, quando chega a hora da refeição, estou tão desesperado de fome que como este mundo, o outro e os seus respectivos satélites. Se se desse o caso de eu fazer exercício todos os dias, era mais do que certinho estar em condições de passar por um nativo da Samoa ou, pior ainda, de fazer concorrência ao Maniche.

É por esta razão que, se eu fosse um trambolho gordo, seria a ovelha negra de programas como o Peso Pesado, a adaptação do The Biggest Loser a estrear em breve na SIC. Quanto mais me obrigassem a fazer ginástica, mais eu comeria logo a seguir, e em vez de perder peso, ganhá-lo-ia de certeza, tanto tanto que a própria balança a dada altura recusar-se-ia a pesar-me, e compreendia-se, pois embora seja um objecto inanimado, até as coisas inanimadas têm a sua dignidade, basta olharmos para o cérebro do Jorge Jesus.

No meu caso, a melhor maneira de perder peso é mesmo ficar quieto e não fazer nenhum. Assim, é verdade que não gasto muita chapa, mas também o é que venho a ganhar menos...

Bom fim-de-semana.

1 comentário:

Ilda disse...

Essa é que é essa!!!