quarta-feira, abril 07, 2010

O novo ídolo do autor deste blogue


Há pessoas más. Há pessoas más que odiamos. E há pessoas más que, por uma razão ou outra, fazem algo que nos leva a gostar delas. Michelangelo Merisi, mais conhecido por Caravaggio, era um assassino, um aldrabão, um ladrão (podia perfeitamente ser um político, portanto. Ou trabalhar para a SAD do F.C. Porto). Alguém, sem dúvida, merecedor de ódio. Porém, tinha uma capacidade genial para a arte e compôs algumas das obras mais primas (e tias) da humanidade, tornando-se assim alvo de admiração. Eu admiro-o!

Mas há mais. Diego Armando Maradona, El pibe d'Oro: toxicodependente, traficante, provável aliado da Camorra, a máfia napolitana. Mas metessem-lhe uma bola aos pés e haveria logo magia. Quem gosta de futebol, tem de gostar do Maradona, pois ele foi o maior, independentemente do seu carácter mais do que duvidoso. Eu gosto!

Servem estes dois casos para eu dizer que, ontem, conheci um novo ídolo, alguém que a partir de agora vou admirar e gostar. Alguém que, tal como Caravaggio e Maradona, nunca foi flor que se cheirasse: ele é arrogante, hipócrita, mentiroso e oportunista. É um grandessíssimo cabrão e filho da puta, vá. Todavia, tal como Caravaggio com o pincel e Maradona com os pés, é capaz de produzir algo de imensamente maravilhoso.

Esse alguém chama-se Emídio Rangel e proferiu ontem, na sua audição pela comissão de Ética, Sociedade e Cultura, as palavras mais belas sobre Paulo Portas desde que Carlos Candal, falecido deputado do PS, esgrimiu um Manifesto Anti-Portas e acusou o ex-e-actual líder do CDS-PP de, e cito o português técnico de Candal, ser "um maricas". Rangel, ontem, atirou-se ao Portas como um leão se atira à sua presa. Quando eu vi, nas notícias, o retrato de um Emídio Rangel espumando de raiva e derramando a sua bílis sobre o menino Paulinho das feiras, fiquei logo ali fã do senhor. Aquelas palavras soaram-me, a mim, como pura poesia. Por exemplo, e referindo-se aos maus jornalistas que por aí andam, Rangel disse que “Paulo Portas abriu as portas a esta peste". Isto é lindo! "Paulo Portas abriu as portas"... Que génio!!! Rangel acrescentou igualmente que Portas foi o responsável por uma "escola sinistra" de jornalismo, como se - e aqui já sou eu a interpretar - O Independente fosse uma espécie de Hogwarts mas dirigida pelo Voldemort. O que é, convenhamos, uma imagem magnífica!!! Pela primeira vez na minha vida, desejei estar na Assembleia da República e prestar atenção ao que lá se dizia.

Portanto, tendo em conta a espectacular exibição ontem do Emídio Rangel, muito mais atractiva do que os quatro golos com que Leo Messi brindou o Arsenal, este blogue decide fazer-lhe umas quantas vénias. É o maior! Pouco importa que seja uma pessoa vil: disse mal do Portas, é o maior! Dá-lhe Rangel, que este blogue está contigo, e para prová-lo vai colocar uma foto tua na coluna direita (ui, a ironia!) até ao momento em que o autor, que sou eu, se cansar de vomitar.

Viva o Emídio Rangel, esse Caravaggio do jornalismo e Maradona das televisões!

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Por momentos pensei que ias dar também o exemplo do Paulo Bento...

Pulha Garcia disse...

Sou um fan de Maradona e Caravaggio (já escrevi várias coisas sobre os dois no meu blog) mas acho o Emídio Rangel uma decepção. Para alguém tão inteligente que teve passagens notáveis pela TSF e pela SIC, a forma obstinada - sem parar para pensar - como se tem entregue à defesa do PS é de quem está a perder a lucidez... ou à procura de um tacho.


Ps - no seguimento do comentário anterior, direi que pensava que ías dar o exemplo do Sá Pinto.