quinta-feira, abril 08, 2010

Sport Lisboa e Fanatismo


Para minha imensa infelicidade, agora tenho a inenarrável Benfica TV. E se os norte-americanos acham a Fox News tendenciosa, não sei o que diriam caso vissem cinco minutos que fosse do canal dos lampiões. Aquilo é tão, mas tão fanático que até consegue desvirtuar o formato habitual dos programas de comentário desportivo. Nestes, pelo menos os de que eu tenho conhecimento, o normal é haver UM comentador do Porto, UM comentador do Benfica e UM comentador do Sporting, sendo o conjunto moderado por um jornalista. É assim na SIC Notícias, na RTPN e na TVI24.

Mas este conceito (de grande sucesso, aliás) não cabe na cabeça dos directores da Benfica TV. Os seus programas de comentário desportivo distinguem-se dos demais porque têm um comentador que é MUITO benfiquista, um comentador que é BASTANTE benfiquista e por fim um comentador que é EXTREMAMENTE benfiquista. E no papel de moderador (??!!) está um jornalista que é apenas, coitado, DOENTIAMENTE benfiquista.

É claro que, sendo um canal ligado ao Benfica, soaria estranho se algum dos comentadores possuíse outra preferência clubística. Mas é no mínimo bizarro meter no mesmo estúdio quatro pessoas que têm exactamente a mesma opinião. Desconheço se os responsáveis pela televisão da lampionagem alguma vez ouviram falar de um senhor chamado Guilherme de Ockham... provavelmente não, até porque ele nunca jogou futebol. Mas deveriam conhecer algo mais deste pensador, pois uma das coisas que ele propunha era que "não se devem multiplicar entidades desnecessárias"!

Ou seja, se há um programa de comentário desportivo em que quatro indivíduos são fanáticos pelo Benfica, e cujos diálogos circulam à volta disto

Comentador muito benfiquista: O Benfica é o maior!
Comentador bastante benfiquista: Sim, e mais: o Benfica é o maior!
Comentador extremamente benfiquista: Desculpem, mas permitam-me acrescentar ainda que o Benfica é o maior!
Moderador doentiamente benfiquista: Bom, este diálogo está fantástico mas vou ter de interromper apenas para dizer o seguinte: o Benfica é o maior!

ou disto

Comentador extremamente benfiquista: E o Porto e o Sporting não valem nada.
Moderador doentiamente benfiquista: Concordo. E qual é a vossa opinião, comentador muito benfiquista e comentador bastante benfiquista?
Comentador muito benfiquista: A minha opinião é que o Porto e o Sporting não valem nada!
Comentador bastante benfiquista: Eu tenho quase a mesma perspectiva. Para mim, o Porto e o Sporting, para não valerem nada, ainda tinham de melhorar muito!
Moderador doentiamente benfiquista: Eh eh eh, 'tá boa. Benficaaaa!
Comentador muito benfiquista: Benficaaaa!
Comentador extremamente benfiquista: Benficaaaaa!

então torna-se claro que a dinâmica, o confronto e o agonismo típico dos programas de comentário se perde. Quatro palhaços que dizem as mesmas barbaridades sobre o Benfica é algo que não acrescenta nada (daí o Ockham). É chover no molhado, e é preciso ser muito acéfalo para aguentar vários minutos disto. Muito acéfalo ou, o que dá no mesmo, muito benfiquista... Depois perguntam-se por que é que estamos em crise: pudera, com 6 milhões de indivíduos assim, não há país que resista.

Até amanhã e, apesar de tudo, espero que a lampionagem hoje bata os bifes.

1 comentário:

Ilda disse...

Ah, e não sei se já te disse mas o Benfica é o maior!!!