segunda-feira, maio 25, 2009

Abram alas para o Cristianismo tecnológico (ele está no meio de nós)

É a nova moda da Igreja: sacar fiéis às custas das novas tecnologias! Longe vão os tempos em que os padres de paróquia e até o próprio Vaticano vilipendiavam os computadores e a internet, com o argumento de que roubavam tempo à devoção religiosa. Afinal, quem é que, no seu bom senso, preferia ir à igreja aos domingos quando podia ficar em casa a comunicar via messenger ou a ver pornografia? Eu não, mas como também não sou religioso, não conto.

Bom, mas os dias são outros e parece que a Santa Sé resolveu adoptar a máxima do "se não podes vencê-los, junta-te a eles", e vai de colocar o Espírito Santo no HI5, no Facebook, no Twitter... até já Sua Santidade, o Papa Bento XVI, manda mensagens ao rebanho via Youtube! (parece que 90% delas dizem respeito à maneira correcta de colocar o preservativo no lixo, mas eu não sei porque no Youtube só tenho tempo para ver clipes relacionados com a Scarlett Johansson)

Congratulo-me por ver o Vaticano a adaptar-se aos tempos modernos, embora pessoalmente achasse mais simpático a revisão de certas ideologias retrógradas, como a aversão ao preservativo, aos homossexuais, às mulheres na Igreja (um aparte: só eu é que acho serem estas duas coisas contraditórias? Como é que se pode dizer, ao mesmo tempo, mal da paneleiragem e das mulheres? Como é que um padre pode sequer admitir não querer, por um lado, sacerdotes gays e, por outro lado, sacerdotes mulheres? E nem vou falar da estranha opção que é preterir gays e mulheres em detrimento de homens vocacionados para as criancinhas...), e etc. e tal. Mas talvez isso ainda aconteça: a Igreja não pediu perdão pela Inquisição?! A Igreja não pediu perdão a Galileu?! Pediu, pois! Está bem que, em ambos os casos, só o fez quase meio milénio depois, mas isso são detalhes. Talvez agora, aliada às novas tecnologias, a Igreja adquira uma capacidade de processamento maior e mais rápida, e daí até tomar juízo pode ir um pequeno passo.

Só falta uma coisa para eu ficar absolutamente convencido da rendição eclesiástica ao novo mundo das tecnologias da informação: não, não me refiro à evangelização, ao espalhar da boa nova. Eu sou ateu, estou-me a cagar para lengas-lengas sobre a salvação, e a vida eterna junto do Pai, do Filho e da Vizinha do 3ºF. Aquilo que eu curtia mesmo, mas mesmo mesmo mesmo, era uma transmissão, por webcam, de jogos lésbicos entre freiras de vários conventos. Pá, é nessas coisas que a Igreja pode verdadeiramente investir. Extrair-se-ia assim o máximo daquilo que as novas tecnologias têm para nos dar. Ei, talvez até conseguissem transformar-me num crente... garanto, pelo menos, que prestaria várias "homenagens" a essas mensagens de fé...

3 comentários:

Rita disse...

Maçã e pera? Porque não laranja e banana?
Jokas
PS - Desculpa lá mas eles andam mesmo aí senão como se explica a verificação de palavras ser "SANTOR"

Peter of Pan disse...

Medo...

Catwoman disse...

Hihihhi essa das freiras...

Beijinhos :)