segunda-feira, abril 26, 2010

Cozinho para o povo: as dentadinhas da Nigella


Estou convicto de que toda a gente já ouviu falar da Nigella Lawson. A Nigella, cujo programa de culinária, Nigella Bites, anda a passar na SIC Mulher, é a típica pessoa capaz de unir um casal à frente do televisor. Seja homem, seja mulher, ninguém fica indiferente às delícias da Nigella. Não me lembro, aliás, de um programa sobre cozinhados ter uma audiência tão transversal desde as célebres rúbricas do cozinheiro sueco d'Os Marretas.

E por que é que a Nigella agrada a gregos e troianos, hmmm? O que é que a Nigella tem que as Filipas Vãocomdeus, os Michéis, os Manuéis Luíses Gouchas e os sonsinhos dos Jamies Olivers não têm?!

Acho que a resposta é evidente. A Nigella consegue pôr, lado a lado, homens e mulheres num assunto normalmente tão separatista quanto é o da cozinha porque, enquanto estas ficam agarradas aos deliciosos e criativos pratos preparados, aqueles entretêm-se com os "muffins" da senhora... e que belos muffins que são! Até fazem crescer água na boca!

Estou em crer que um simples programa da Nigella faz mais para ligar os homens à cozinha do que anos e anos de propaganda anti-machista...

2 comentários:

Rita disse...

Ela podia era não comer com as mãos, não falar com a boca cheia enquanto tira cabelos da boca e lavar as mãos de vez em quando...

Bípede Falante disse...

Eu não cozinho nada, ou quase nada. Faço com muito esforço uma comidinha para o meu pequeno bípede, que, na sua pequenez, acha tudo ótimo. Mas assisto, de vez em quando, o programa da Nigella. Gosto do jeito meio bagunçado com que ela cozinha e gosto, sobretudo, que no final ela serve o que preparou para os amigos. Para mim, esse é o espírito da culinária: compartilhar as delícias.