sábado, dezembro 24, 2005

Ele sabia bem do que estava a falar

"- A maior parte dos teus haveres, ò Céfalo, obtiveste-as por herança ou por aquisição?
- Quanto é que eu tive por aquisição, ó Sócrates? Como homem de negócios, fiquei a meio caminho entre o meu avô e o meu pai. Com efeito, o meu avô, que tinha o mesmo nome que eu, herdou uma fortuna aproximadamente igual à que eu agora tenho, e aumentou-a umas poucas vezes; ao passo que Lisânias, o meu pai, ainda a tornou mais pequena do que é presentemente. Eu dou-me pro satisfeito, se não a deixar menor a este moços, mas sim ligeiramente superior à que herdei.
- Se te fiz esta pergunta - disse eu -, foi porque me pareceste não prezar muito as riquezas; e isso fazem-no geralmente aqueles que não as adquirem por si.(...)"
Platão, República (Livro I, 330 b)

Sem comentários: