segunda-feira, março 17, 2008

PSD, o partido laranja (ai não, isso era dantes...)

Se prestaram atenção às politiquices ocorridas durante a passada semana, certamente sabem que houve uma manifestação de professores, que o Luís Filipe Menezes andou pegado com um sem-número de históricos sociais-democratas por causa da alteração dos estatutos do partido, que o José Sócrates continua a assobiar para o lado e não vê o país em que vivemos, que o Alberto João Jardim mandou mais uma bacorada, etc. e tal. E se, felizardos, não prestaram atenção nenhuma, não souberam do facto político mais importante: a mudança de imagem do PSD!
Se bem se recordam, a anterior imagem do PSD era... bem, como colocá-lo sem ferir susceptibilidades... não, espera, é do PSD que estou a falar, as susceptibilidades que se lixem!... era, como estava a dizer, um bocado para o básica e pateta: três setas, uma preta, uma branca e uma laranja, todas em riste (dispensam-se as conotações fálicas: estamos a falar de sociais-democratas, que são gente que nunca teve uma erecção na vida - olhem para o Marcelo Rebelo de Sousa!), destacavam-se sobre um pano de fundo totalmente alaranjado, o qual dominava a figura, daí o PSD ser o "partido laranja". Monocromatismo demais, portanto, para um partido que se pretendia dinâmico; além disso, o laranja é uma cor demasiado parva para estar sozinha, ao contrário do vermelho, que se aguenta bem isoladamente, daí o PCP se manter fiel a ela. Bom, o PCP mantém-se fiel a tudo o que foi instaurado pela revolução de 1917, portanto isto não é novidade alguma...
No fundo, foram reflexões semelhantes a estas que levaram os senhores do PSD a equacionar uma nova imagem ("reflexões semelhantes", o tanas... alguma vez esses tipos seriam capazes de tecer comentários tão brilhantes como os que coloquei atrás? Nunca! Eles são do PSD, caramba!!!). E ela aí está: sonegam-se as setas preta e branca, mantém-se a seta laranja em riste, mas agora ela como que navega um amplo mar azul em várias matizes, realizando um contraste apreciável - informo, para aqueles que o desconhecem, que o azul e o laranja são cores complementares, isto é, são cores que, associadas, se intensificam (hããã, fónix... digam lá se o Peter of Pan também não é cultura?!...). Esteticamente, aplaudo a mudança. Creio que a imagem fica realmente mais bonita e apelativa. Os cromoterapeutas, ou cromófilos, ou cromógrafos, ou, simplesmente, cromos do PSD estão de parabéns. Politicamente, também aplaudo, porque a nova imagem torna o PSD num partido mais sincero: o azul ou, em inglês, blue, é usado (principalmente pelos norte-americanos, tãããão respeitados pelos sociais-democratas) para denotar tristeza; portanto, ao colocarem o azul como cor dominante da nova imagem do partido, os dirigentes e militantes sociais-democratas estão a assumir ser aquilo que já há muito tempo sabíamos: uma cambada de tristes!

Tanis

1 comentário:

Ilda disse...

Ora como dizer isto sem ferir susceptibilidades? Eu não dei conta de nada! Andei por ai e não me apercebi de metade dos acontecimentos (tu és o culpado)!!!Sim, apercebi-me realmente da mudança de côr da bandeira do PSD, mas para dizer a verdade, é-me indiferente nem tenho opinião formada em relação a isso. Agora concordo contigo no final do texto subscrevo: uma cambada de tristes! E suspeito seriamente que andam por ai outros!!!