segunda-feira, setembro 14, 2009

Já basta!


Há várias desvantagens em ter nascido em Portugal, e uma delas é ter de conviver com benfiquistas. Segundo as famosas estatísticas, os benfiquistas são cerca de 60% da população portuguesa, o que implica, inevitavelmente, levarmos com uns quantos na família, no emprego, no círculo de amigos. Quer queiramos ou - o que é pelo menos um sinal de inteligência - quer não!

Normalmente, os adeptos/simpatizantes benfiquistas até são aturáveis. A arrogância/bazófia lampiã é como a socrática: quando estão calados, suportam-se bem. O problema é quando começam a cantar de galo... aí é que a porca torce o rabo!

E há quatro grandes razões para os benfiquistas começarem a cantar de galo, que passarei a expor:

1 - Aquando do defeso. É no defeso (para os menos entendidos: aquela fase da época em que ainda não se iniciou a competição, e que é dedicada a preparar e a reforçar a equipa) que o bando lampião mais se mostra activo! Qualquer jogador medíocre cuja contratação esteja para ser anunciada é elevado a novo ídolo da Luz, salvador da Pátria, futuro Eusébio. E quando o jogador até é razoávelzinho, já se sabe: ninguém cala os elogios à direcção do clube, ao treinador e à equipa, que - antes de qualquer jogo sequer começar - já naquelas distorcidas mentes venceu o campeonato por 346326 pontos de vantagem.

2 - Aquando de uma vitória sobre o Frutabol Clube do Porto. Quando o Benfica vence o Porto, é foguetes, é rojões, é declarações de amor eterno ao bigode do Luís Filipe Vieira, é fotografias do Nuno Gomes no limpa pára-brisas, é tudo aquilo que se pode ver numa parada gay.

3 - Aquando de uma vitória sobre o maior, isto é, o majestoso Sporting Clube de Portugal. Quando o Benfica vence o Sporting (99% das vezes, ajudado pelo árbitro. E pelo professor Karamba. E pela Prisa. E pelos alcaides espanhóis), ocorre sensivelmente o mesmo quando a vitória é sobre o armazém da fruta, desculpem, o FCP. Com a diferença de doer muito mais, porque se é verdade que me estou a marimbar para o Porto, custa ver o meu clube perder com a equipa que tem nas suas fileiras um gajo como o David Luiz (que cabelinho é aquele, por Liédson?!?!).

4 - Aquando de uma fase positiva de exibições. Quando o Benfica passa dois jogos seguidos a jogar bem e a marcar golos, está tudo estragado: a propaganda diz logo que é o melhor do mundo, que este ano ninguém os pára, que o futebol espectáculo é que é bonito, e essas patranhas todas.

Esta é a tipologia do cantar de galo lampião. Se vocês, os que me estão a ler do lado de lá, forem lampiões, com certeza se revêem nisto. E decerto que estão a cantar de galo, fruto do ponto 4. Se, por outro lado, vocês forem umas pessoas instruídas, educadas, inteligentes e formosas, então não pertencem àqueles 60%, mas infelizmente têm de os aturar. O que, claramente, denota mais uma daquelas injustiças em que o mundo é pródigo!

Como podemos nós, não-lampiões, obviar o cantar de galo lampião derivado do ponto 4? É complicado, porque o único argumento de que me recordo para contrapor ao "Ehhhh, somos muita bons, espetámos 8-1 ao Setúbal e agora 4-0 aos velhos do Restelo, vamos ganhar o campeonato, vamos ganhar a taça, quando vier o Sporting vão ser meia dúzia, sim, porque o Sporting não está a jogar um peido, vence os jogos a sofrer, enquanto nós é às cabazadas, e a jogar bem, ehhhhhh, pam pam pam, Benficaaaaa", é a história do tenham calma, o primeiro milho é para os pardais, no fim é que se fazem as contas, blá blá blá, o Sporting ainda só está a aquecer (sim, estou só a falar na perspectiva de um lagarto: estou-me a lixar para os todos os outros que sofrem os efeitos da propaganda lampiã!), ainda vamos melhorar, nós é que vamos ganhar tudo, fon fon fon, etcaetera e coiso.

O problema é que, vendo as coisas com olhos de ver, nem eu acredito nisto... e portanto, toca de levar com o cantar de galo benfiquista, até que o pio lhes doa. (só espero que não demore muito). Que cabrões...

9 comentários:

Lexy disse...

Eu percebo a tua zanga com o SCP(que me parece andar a perder uns jogos de vez em quando),mas descarregares nos benfiquistas?:/ Não sei não...o cabelinho do Paulo Bento também tem muito que se lhe diga para não falar da imagem de terceira classe escolar que ele passa.
Pensa nisso,mas pensa bem!:P
Inveja às vezes é lixada,eu compreendo;)

Pulha Garcia disse...

Tanto ódio, Peter of Pan. Já te contei que quando o Sporting foi campeão 18 anos depois passei pelo Estádio de Alvalade cheio para dar um abraço aos meus amigos lagartos? Serei menos menos Benfiquista por causa disso? Deixei de ser sócio cativo, conhecedor profundo e amante intenso da gloriosa causa?

Quem não consegue conviver com a felicidade dos outros dificilmente vai ser feliz ...

Unknown disse...

Eu sou benfiquista, portanto, não me vou pronunciar (:

Francis disse...

dá-lhes pá, a malta tem que descarregar...não jogamos um peido e a culpa, óbvia, tem que ser de um lampião qualquer...mai nada

Anónimo disse...

Estás completamente lixado com o facto do Benficar andar a jogar bem não é?
Eu percebo a tua posição. Afinal, o Sporting anda a jogar tão mal que vocês não se podem regozijar de nada..enfim

Miss Yellow disse...

ahahaha, a dor de cotovelo da oposição. Falemos apenas no final.. só no final.

E sim, sou benfiquista, mas prefiro manter-me caladinha que nem um rato, não vá o diabo tecê-las.

Rita disse...

Estou com Miss Wellow, tu esgadanha-te, rói-te e esperneia para aí, ajoelha-te perante Liedson que ainda assim é o único que te vale. Eu prefiro não me manifestar e manter um low profile, "até ao lavar dos cestos é vindima"...
Salvé Di Maria, Salvé cardozo, Salvé César Peixoto (ou deverei dizer Diana Chaves)...
Jokas

Peter of Pan disse...

@Alexandra: schiu!

@Pulha: schiu! Eu também prefiro que o Benfica ganhe campeonatos em vez do Porto, e daí? É sempre giro bater nos lamps...

@Diaboderoupacurta: é melhor...

@Daniela: no fim é que se fazem as contas.

@Miss Yellow: dou-te a mesma resposta que dei à Daniela. Mas se o Benfica ficar à frente do Sporting, fazemos de conta que eu não disse nada, está bem?! :)

@Rita: Liédson é o maior, respeitinho...

RCataluna disse...

Sou benfiquista mas vivo numa fase de negação. Isto está a correr bem demais para ser verdade. O ano passado ganhámos por seis ao Marítimo e o Quique foi-se embora, levou três milhões e a Orsi Feher (há cabrões...). Por isso, calminha que a procissão vai no adro...