segunda-feira, outubro 17, 2011

O Peter of Pan vai à psiquiatra para resolver o trauma de ter sido ultrapassado por um gordo (1)

O título do post já diz tudo, não é verdade? Eu gosto de não deixar nada por dizer! Atormentado como tenho sido por pesadelos onde gordos de bicicleta me ultrapassam sucessivas vezes ou, noutras versões, onde dezenas de gordos me atacam na minha própria casa, revisitando com um acrescento de banha Os Pássaros do Hitchcock, achei que o melhor seria buscar ajuda profissional. Foi então que me decidi a consultar uma psiquiatra.

Devo porém, antes de mais, confessar que quando era mais jovem tinha uma ideia completamente diferente da que tenho hoje sobre a psiquiatria. Isto porque, quando era novo, confundia o significado de "psiquiatra" com o de "psicopata". Este facto, aparentemente inócuo, gerou, na minha cabeça, representações que pouco tinham a ver com a realidade. Por exemplo, quando a minha professora de História do 5º ano disse numa aula que "o dr. Freud foi um grande psiquiatra", eu imaginava logo ali o Sigmund a convidar raparigas adolescentes para o seu gabinete, forçando-as depois a deitar na marquesa e logo as assassinando com requintes de malvadez. Na situação inversa, quando ao assistir a um documentário na televisão, deparei com o locutor a exprimir a ideia de que Jack, o Estripador, era um psicopata que se ocupava de prostitutas, eu interiorizava um Jack simpático e solidário a chegar-se junto das profissionais do sexo procurando, através de uma regressão à infância, compreender como haviam chegado àquela situação, partindo daí para uma cura definitiva e, quem sabe, um canguru perneta gratuito.

Claro que, bastante tempo depois, acabei por desfazer esta confusão semântica e perceber que psiquiatras e psicopatas não eram bem aquilo que eu pensava que eram. Portanto, quando eu decidi consultar uma psiquiatra, não temia já ser retalhado e ter os bocados deitados ao mar, aos cães ou aos simpatizantes do PAN, que com toda a certeza se dizem vegetarianos para não consumirem carne de animais, mas não viram o nariz ao consumo de carne humana, são tipo eu, também sou vegetariano, mas sempre que olho para a minha gaja, dá vontade de comê-la, ainda mais agora que vem com brinde!...

Alongo-me. Em suma, fui consultar uma psiquiatra por causa do meu trauma com o gordo que me ultrapassou de bicicleta. Amanhã, conto os detalhes...

[Continua]

Sem comentários: