quinta-feira, março 18, 2010

Peter of Zen

Cada vez mais, pareço um político. Prometo, prometo, prometo, mas cumprir que é bom, nada! Quero com isto dizer que, mais uma vez, não vou postar sobre o fim-de-semana que passou. Enfim, tenho de pôr um aviso algures para me lembrar de passar o raio das fotografias para o hard disk... e, já agora, de passar pelo supermercado e buscar duas dúzias de ovos, que lá em casa já me andam a chatear com isto há mais de três semanas!

Para que não fiquem irritados com as minhas sucessivas faltas de palavra, deixo-vos hoje, só para vocês, uns exercícios zen. Experimentem-nos e vão ver se não ficam logo mais relaxados.

Exercício nº1: Sente-se numa cadeira sólida. Coloque as costas num ângulo de 90º relativamente às pernas. Inspire profundamente. Expire. Comece a rodar a cabeça no sentido dos ponteiros do relógio, muito lentamente. Isso. Continue. Não se esqueça de inspirar e expirar. À quinta volta, pare. Comece a rodar a cabeça no sentido inverso. Não ligue aos colegas ou familiares (dependendo de estar no trabalho ou em casa) que, neste momento, acham que você é doido(a) varrido(a) por andar com a cabeça à roda. Inspire fundo e, prendendo a respiração, levante-se, lentamente, e faça-lhes um manguito com ambas as mãos. Expire. Fim do exercício.

Exercício nº 2: Sente-se na posição de lótus. Novamente, as costas têm de estar direitas e num ângulo de 90º. Feche os olhos. Não, é melhor não fechar porque depois não consegue ler estas instruções. Feche só um olho. Inspire. Imagine-se num imenso campo florido. O céu está limpo e azul, as ervas e as flores soltam cheiros agradáveis. Pode sorrir, desde que não seja apaneleiradamente. Coloque as duas mãos sobre o baixo ventre. Não, não seja parvo(a), não vou pedir um exercício de masturbação! Pare de se tocar! Com os dedos indicador e médio da mão esquerda, vai massajar a palma da mão direita, em movimentos muito suaves e no sentido do ponteiro do relógio. Se está à beira de sufocar, pode expirar agora. Inspire. Expire. Inspire e expire ao mesmo tempo que faz as massagens. Agora, troque de mão. Para aqueles de compreensão mais lenta, isto significa massajarem a palma da mão direita com os dedos indicador e médio da mão esquerda e... ESPERO QUE ESTEJA ATENTO(A)!!! É AO CONTRÁRIO!!! É A PALMA DA MÃO ESQUERDA COM O INDICADOR E MÉDIO DA MÃO DIREITA!!! FIZ ISTO SÓ PARA APANHÁ-LO(A), ENTÃO TENHO DE EXPLICAR TUDO?!?!? Vá, porte-se bem e faça como indico. Regresse mentalmente ao campo florido. Imagine que, ao fundo de uma colina, estão o Paulo Rangel, o Pedro Passos Coelho e o Aguiar-Branco. Dirija-se a eles. Pare de massajar a mão esquerda. Agora - foi para isto que serviu o exercício - imagine-se a mandar três chapadões em cada um destes três candidatos à liderança do PSD. Inspire. Expire. Levante-se. Fim do exercício.

Exercício nº 3: Deite-se no chão, com as pernas ligeiramente afastadas e os braços ligeiramente afastados do tronco. Mas não se esqueça de olhar para o ecrã do computador para seguir estas instruções. Inspire. Expire. Inspire. Expire. Inspire. Expire. Inspire. Expire só 50% do ar. Agora expire os outros 50%. Lentamente, e enquanto inspira, estique os braços e levante-os por sobre a sua cabeça. Agora, enquanto expira, devolva-os ao solo. Repita este movimento por 10 vezes. Inspire fundo. Imagine-se numa praia deserta. Junto da rebentação, está um armário com todos os fatos vestidos pelo José Sócrates. Um pouco mais atrás, junto a umas dunas, repara num conjunto de gravetos. Pegue neles. Traga-os para ao pé do armário. Imagine-se a esfregar dois gravetos um no outro para fazer fogo. Enquanto imagina isto, esfregue as duas palmas da mão uma na outra. Está a ver fumo a sair dos gravetos. Faz-se fogo. Coloque os gravetos junto dos outros. Agora, coloque este conjunto por baixo do armário dos fatos socráticos. Veja como tudo arde e crepita. Pare de esfregar as suas mãos. Imagine agora que na praia, por detrás de si, ouve o José Sócrates a gritar "Nããããão" e a correr na sua direcção. Imagine-se a fugir enquanto diz "Esta é pelo PEC, meu cabrão". Expire tudo, levante-se e vá ao W.C. fazer um xixi. Fim do exercício.

E pronto, espero que, ao executarem estas zenadas, possam ter um dia mais agradável. Até amanhã.

Sem comentários: