terça-feira, novembro 18, 2008

Hoje, o assunto começa por um rato e acaba num pato. Não, não endoideci. Leiam!

Olá, amiguinhos. Eu tenho uma rata chamada Minnie e vocês não!



A rataria está em polvorosa. Tudo porque o mais famoso roedor de todos os tempos comemora hoje o seu 80º aniversário. Longe vão os tempos em que a criação de Mortimer, primeiro nome do Mickey, dava origem a um dos mais poderosos impérios da cultura popular, o da Disney, cuja história é perfeitamente conhecida.



Sei que o Mickey tem muitos fãs, mas eu não sou um deles. Detesto o Mickey. Sempre detestei. Não, não é por ele ser um rato. É sim por ele ser parvo! É que o Mickey é, de todas as personagens criadas pela Disney, a mais insossa. A mais beata. A mais "boazinha". A mais moralista. Em resumo, a mais chata! Pois Mickey nunca se irrita! Mickey é simpático para a Minnie e nunca olha para as ratas das outras ratas! Mickey é detective e resolve crimes! Mickey atura as patetices do Pateta sem nunca perder o tino! Mickey trata bem os sobrinhos! Mickey é compreensivo! Mickey é bom exemplo para as criancinhas que o lêem! E por isso Mickey é um merdas!...



Compare-se isto com, por exemplo, o Pato Donald. Donald irrita-se. Donald não olha só para a Margarida. Donald é por vezes cruel para com os sobrinhos. E é-o muito mais com os esquilos Tico e Teco. Arranja esquemas. Foge com o rabo à seringa. Tenta - quase sempre sem sucesso - passar a perna ao seu primo sortudo Gastão. Mas também sabe ser sensível. Submisso. Prestável. Esforçado. Industrioso. O Pato Donald é, pois, aquilo a que os críticos chamam de uma personagem com densidade. Ao contrário do Mickey. O sacana do rato não tem densidade nenhuma, é aquele estereótipo e pronto. Quando as criancinhas crescem, sabem que não o devem levar a sério. Mas ao Pato Donald levam. Porque ele, afinal, é como elas. E como o mundo. Porque a qualquer pessoa pode acontecer saltar-lhe a tampa. E soltar irascíveis "quacquacquacquac" ao mesmo tempo que lança perdigotos. O Donald é que deveria ser a verdadeira estrela da Disney, não a porcaria do rato!



Ou outra personagem qualquer. Porque o grande mérito da Disney foi, ao longo de tantos anos, conseguir criar animações bem distintas. E todas elas melhores que o Mickey cabrão. Mesmo as secundárias. Veja-se os Irmãos Metralha, a contraparte disneyana dos Irmãos Dalton. Ou o Professor Pardal, ídolo das criancinhas nerds. Ou o Zé Carioca, especialista em expedientes e fuga a cobradores. Ou ainda a mais fantástica - mais ainda que o Pato Donald - de todas as personagens da Disney: falo do Peninha, exemplo maior da comédia nonsense, e que vai muito para além da mera hilariedade slapstick protagonizada pelo companheiro parvo do Mickey parvo, o acima citado Pateta (que o é literalmete). O Peninha - e seus vários alter egos, como o Morcego Vermelho, Pena das Selvas, Pena Kid e outros - é, na minha opinião, a melhor coisa já feita em desenhos animados para crianças. Peninha é uma espécie de Monty Python para putos, e num mundo perfeito teria mais hype do que o Mickey. Só que não tem. O que é uma peninha. Mas eu não me furto à sua defesa. E por isso, em dia de homenagem ao rato, eu retruco com uma homenagem ao pato. Porque, de tudo o que a Disney fez, são as obras do Peninha aquelas que ainda guardo com carinho, tantos anos passados desde o fim da minha infância. Brochuras como "As Melhores Histórias do Morcego Vermelho", ou "Especial Peninha e Biquinho" (um àparte: só o Peninha é que tem um sobrinho chamado Biquinho! BIQUINHO, caraças!!!!!!!!!), ou "Peninha Edição Gigante" estão na mesma prateleira de uma Fundamentação da Metafísica dos Costumes e de um Conde de Monte Cristo. Obrigado, Peninha. E vai à fava, Mickey!




Chupa, rato. Este blog acha-me muito mais fixe do que tu.

7 comentários:

Rita disse...

A bem dizer o Rato também nunca foi dos meus favoritos. Ele é um tótó do caraças. Os meus favoritos eram a Maga Patalógica, a Madame Mim e o Mancha Negra...
Jokas

Peter of Pan disse...

O Mancha Negra é cool...

sonhos/pesadelos disse...

o meu preferido também era o mancha negra,engraçado...
o Mickey é tão bonzinho e adorável que irrita a montes!!!!
apoiado!
bjs endiabrados

Peter of Pan disse...

O Mickey devia ter sido apanhado numa ratoeira.

Anónimo disse...

EU GOSTO DO MICKEY E BATO-ME CONTRA QUEM DIGA O CONTRÁRIO O MICKEY É FOFINHO E QUERIDINHO! E E PRONTO E É SÓ ISTO .

A MELHOR PERSONAGEM DA DISNEY É CLARAMENTE O FROLLO DO CONCUNDA ISTO SIM É UM GAJO MAU. QUERIA VER O PATO DONALD A QUERER METER-SE NA CAMA COM A CIGANITA!

Peter of Pan disse...

Daniela: lamento, mas a tua opinião de fã do Mickey não é válida. O Mickey é fofinho? É! É queridinho? É! É parvo? Sem a mínima dúvida!!!!

Tio Bin disse...

olha E pensar Que o imbecil Do Don rosa ia O tirar Da Arvore Genealogica dos patos
Eu odeio o mickey Rato escroto
Adoro o peninha mas Discordo o Donald é o pato