segunda-feira, janeiro 14, 2008

Donas de Casa Desesperadas, versão Bairro Alto

Estou certo de que conhecem a série norte-americana Donas de Casa Desesperadas. Eu nunca vi, pois sou muito homem, e homem que é homem não vê cá dessas coisas, mas sei que a série existe porque uns dois ou três amigos gays me falaram dela. (Pronto, está bem, isto não é verdade, vi mesmo alguns episódios, tipo – assim por alto – uns três ou quatro, ou talvez mesmo uns dezassete, mas continuo macho, ok? Espero não subsistirem dúvidas acerca disso…)
Bom, mas adiante. Aquela série decorre nos subúrbios de uma pacata cidadezinha, com os seus moradores classe média-alta e em que as ditas “donas de casa” são todas umas jeitosas do caraças. Porém, nem tudo são rosas: volta e meia, há intrigas, conflitos, discussões e problemas afins, mas tudo isto é executado com um certo à-vontade e, apetece-me dizer, classe. Ou seja, algo completamente irreal: na vida a sério, as coisas não são bem assim, e eu próprio pude comprová-lo há uns dias atrás, quando me decidi por um passeio, à tarde, pelo Bairro Alto. (Sim, acreditem! Era de tarde! Eu não vou ao Bairro só para beber copos, o que pensam? Vocês é que são assim, seus ébrios!)
Que sucedeu então? Ora, na (julgo eu) rua da Barroca (ou na do Norte, não tenho bem certeza. E continuo a afirmar que estava completamente sóbrio!), assisti ao seguinte diálogo, varanda-a-varanda, entre duas donas de casa realmente desesperadas (bem, “diálogo” é apenas uma maneira de dizer…):

Dona de casa A: E ó minha badalhoca, já viste como tens essa roupa, ó porca?
Dona de casa B: E a tua, ó minha puta de merda? Já tens esses trapos no estendal há mais de uma semana!
Dona de casa A: Desavergonhada! Se te apanho lá em baixo, prego-te um par de estalos! Aldrabona!
Dona de casa B: Cala-te, aldrabona és tu! Volta para dentro e vai limpar a casa, o cheiro a mofo já chega aqui!
Dona de casa A: Quem julga a madame que é, para me mandar para dentro? A mim, nem o meu marido, quanto mais putas como tu!
Dona de casa B: Malcriada! Aldrabona!

A discussão prolongou-se, mas como continuei a andar, a certa altura fui perdendo contacto com o estertor da contenda. Contudo, penso que esta amostra já é suficientemente exemplificativa. Isto é que dava uma série à maneirex…


Eterno (em colaboração com duas senhoras do Bairro Alto)

2 comentários:

Ilda disse...

E ainda dizem que em Portugal não temos qualidade! Essas duas se fossem nomeadas para os Oscares a dificuldade era escolher qual a melhor!!!

Peter of Pan disse...

Se uma delas ganhasse, nem sei o que a outra lhe faria...