sexta-feira, janeiro 11, 2008

O verdadeiro aeroporto

Ontem, o país ficou finalmente a conhecer a localização do futuro aeroporto de Lisboa: Alcochete. Eu, por acaso, acho que o Governo não avaliou bem todas as alternativas e, por isso, escolheu mal. Mas ainda vai a tempo de corrigir a situação, e é nesse sentido que o Peter of Pan, sempre interessado em contribuir para a res publica, lança o seu sábio (vá, a sério, não se riam...) conselho.
Na minha opinião, a localização ideal para o novo aeroporto é... o ar. Sim, o ar! Onde o aeroporto ficava bem seria no espaço aéreo português. Isto por dois motivos principais:

1) Sendo construído no ar, não haveria necessidade de se escavacar a terra, o que evitaria desde logo estudos de impacto ambiental, análises aos solos, etc., e além disso ainda impediria problemas futuros caso houvesse algum terremoto.

2) Estamos, na realidade, a falar do quê? De um - por favor, digam comigo - aeroporto! O prefixo, quanto a mim, faz toda a diferença. Aviões são coisas que andam pelo ar, certo? Então, se assim é, tem tanta lógica construir um aeroporto em terra quanto mandar fazer uma praça de táxis em pleno Oceano Atlântico. O seu a seu dono: aviões voam, logo o aeroporto tem de se situar no ar.

Só espero que alguém do Governo e do LNEC esteja a ler isto e leve esta sugestão em conta. Tenho-a como a mais certa. Portanto, o ministro Mário Lino que dê lá outra vez o dito pelo não-dito e altere a coisa...


Eterno

P.S.: Está bem, está bem, eu sei: há um pequeníssimo inconveniente neste minha brilhante sugestão: a lei da gravidade. Os aviões voam, mas não voam sempre, porque tudo o que sobe, a algum momento vai ter de descer. Deste modo, colocar o aeroporto no ar é um absurdo, algo sem pés nem cabeça. Porém, isto não passam de intrigas comezinhas, porque também tenho uma resposta a dar, e ela é: NÃO INTERESSA! A minha opção continua válida, pois vai ao cerne daquilo que é realmente importante. E o realmente importante não é a construção de um novo aeroporto, é sim desviar as atenções do Governo. Enquanto o Governo andar entretido em estudos sobre a viabilidade de um aeroporto em plena atmosfera (e um engenheiro (???) todo "trocado" como é o Sócrates pode muito bem engolir isso...), não se lembra de aumentar os impostos nem de fechar mais urgências. Como tal, sugira-se de uma vez esta hipótese e esconda-se tudo o que diga respeito à suposta "lei da gravidade" (afinal, o que é que percebia esse Newton?!). Desde que se consiga distrair o Governo, tudo é legítimo...

1 comentário:

Ilda disse...

Isto é caso para dizer que o "aeroporto ainda vai ao ar"!Querem lá ver...