quarta-feira, abril 30, 2008

Lúcidos comentários acerca de Shoot'em Up - Atirar a Matar

Valentim Loureiro, o c*ralho! Eu é que não tenho medo de ninguém!
Quantos são? Venham todos, enfio-lhes uma cenoura pela pe*da acima!

Recentemente tive oportunidade de assistir a este filme, em dvd ripado (não, não tenho medo da polícia, nem do SIS, nem dos fanáticos dos direitos de autor). Quando passou pelas salas de cinema, deu-me vontade de ir vê-lo, por uma razão apenas: Monica Bellucci, a Musa. Porém, acabei por não o fazer (não é que eu me tenha tornado gay, apenas não me apeteceu) e o filme ficou entretanto esquecido. Em má-hora, diga-se, pois arrependi-me de não o ver nos cinemas mal o vi em dvd! É que a coisa é brilhante, talvez o melhor filme de acção produzido por Hollywood desde o estrondoso Sin City, com o qual tem, aliás, algumas afinidades, a começar pelo protagonista principal, Clive Owen, o homem mais perigoso do mundo com uma arma de fogo e uma... cenoura! (sim, é verdade, uma cenoura! Só visto dá para acreditar! Qual Bugs Bunny, qual quê!) Os outros dois trunfos em termos de representação são o Paul Giamatti, no improvável papel de um vilão inteligente, calculista mas - paradoxalmente - desesperado, e a já atrás citada Monicona, no papel (feito à medida, aliás) de uma prostituta.
A história, essa, é um gozo, uma desbunda autêntica que pega nos filmes de acção e em todos os clichés possíveis, mastiga-os, dá-lhes a volta e cospe-os envolvidos numa saliva de humor que não é negro, é negríssimo. Para encontrar um paralelismo, além da referência ao Sin City, tome-se o primeiro Kill Bill, em particular a cena em que Uma Thurman enfrenta 88 gangsters japoneses e dá cabo de todos: Shoot'em Up utiliza o mesmo exagero, hiperbolizando, ironizando e extremando não só o enredo como as próprias cenas de acção - e isto durante todo o filme! Ele é sangue por todos os lados, ele é tiros sobre tudo o que se move, com orgasmos femininos à mistura (numa das melhores cenas de sexo de todos os tempos, Owen e Bellucci mandam uma enquanto o primeiro mata uma série de malfeitores, e isto sem o tirar cá para fora), ele é twists, esperados e inesperados, ele é violência gratuita, testosterona a rodos, piadas sádicas, tiradas de mau gosto e tudo o que se exige de uma película de acção manhosa e mais, muito mais! Em resumo, este filme é uma delícia, e quem aprecia uma boa anarquia não o pode perder. Diversão garantida do princípio ao fim, acreditem! Aliás, o filme é tão, mas tão bom que só consegui falar da Monica Bellucci por três vezes (bem, com esta são quatro) e, na minha mundividência, pelo menos, algo que relega a fabulosa deusa italiana para segundo plano tem, NECESSARIAMENTE, de ser fora-de-série.

Já agora, ninguém me empresta 15 euritos para eu poder comprar o dvd original que está à venda na Fnac? Obrigaditos, pá!

Tanis

2 comentários:

Ilda disse...

Hummm! Não apreciei! Por isso e seguindo o teu raciocinio resta-me falar do actor principal que é um bonzão, giraço e charmoso! Salva o filme do fiasco, sem duvida! Essa outra a Mónica, não reparei nela! O Clive ocupava-me o ecran todo!!!

esquilinho disse...

Só tenho uma coisa a dizer:

CLIVE OWEN!!!!!!!