quinta-feira, novembro 20, 2008

Dia da Filosofia

Gajos armados em intelectuais de todo o mundo, contemplai: hoje é o World Philosophy Day, evento patrocinado pela Unesco e que irá decorrer em Palermo, Itália!

Sem ironia, fico contente por a Filosofia dispor de um dia a si consagrado no calendário de 2008. Se os ceguinhos, as mulheres, os doentes com AVC, as vítimas de violência doméstica, os fumadores, os não-fumadores, os leprosos, os professores, os escuteiros, os paneleiros, os benfiquistas e um longo rol de patetices têm um dia, por que não haverá a Filosofia de ter, também, o seu? Quer dizer, então se há até um Dia Mundial da Paz, coisa que, tal como a Filosofia Portuguesa, nunca ninguém viu e até se pensa não existir, a Filosofia, por maioria de razão, merece sem dúvida um Dia.

Celebremo-lo, então. Vamos todos para a rua, e reflictamos. Reflictamos sobre as grandes questões: há Deus? Temos alma? Como se dá a relação mente-corpo? Serão as mamas da Soraia Chaves assim tão grandes, ou tudo aquilo não passará de simples ilusão? Como se processa o nosso conhecimento? Pode o Sporting ganhar a Liga dos Campeões na presente época? E o Vukcevic, vai ou fica? E a Maria de Lurdes Rodrigues, fica ou vai?

Enfim, tantas e tantas perguntas que importa colocar. Sobretudo hoje. Porque se não as fizermos hoje, quando as poderemos fazer? No Dia Mundial das Zonas Húmidas?!? (a sério, existe este dia: parece que calha a 2 de Fevereiro!) Nesse dia, estaremos todos preocupados em explorar as zonas húmidas das nossas respectivas! Aproveitem ao menos o dia de hoje para filosofar um bocadinho que seja. Eu, desde que me levantei, não tenho feito outra coisa (exemplo de uma reflexão minha, tida às 12h43m: "Foda-se, parti a loiça, e agora? Será ético meter a culpa no cão? Bom, deve ser. - Ó querida, o Snoopy partiu estes pratos todos!"). Que o espírito socrático esteja convosco. Refiro-me ao Sócrates grego, claro. O português não tem espírito nenhum.

6 comentários:

)0( disse...

Desconhecia, mas também aprovo este dia. Se até as bruxas têm um!!
:)
Boas (re)flexões!

PS: a tua etiqueta de hoje mete um bocado de nojo :P

Peter of Pan disse...

Agora à verdade chama-se "nojo", é?

Ilda disse...

Partiste mesmo o pratos??? Valha-me Deus!!! Tou tramada contigo! :(

Rafeiro Perfumado disse...

E porquê este dia? Ó pra mim a armar-me em filósofo...

Peter of Pan disse...

@Gaja: não fui eu, foi o cão.

@Rafeiro: a desculpa acima nada tem a ver contigo. Ai de ti se te apanhasse lá em casa!

Anónimo disse...

O Blog tá muito engraçado... Mas a Filosofia ter um dia foi o que conduziu até cá, num momento de reflexão lá fui eu satisfazer a minha curiosidade, e não deixa também de ser curioso que para reflexão nesse dia tenha ficado a cabazada que Portugal encaixou do Brasil... Enfim, consideremo-la como uma prenda de Natal antecipada!! :)
Quanto aos amigos da sabedoria, espero que tenham apreciado o dia e que vão continuando na busca das respostas para as grandes questões que se nos deparam todos os dias.
Abraços e boa sorte!
Abaixo o Sócrates e Vivó Sporting :)