terça-feira, maio 17, 2011

(Nada) modesto primeiro andar

Todos nós já ouvimos falar de pessoas que sobrevivem a quedas aparatosas. De quando em vez, surgem notícias do género "Fulano caiu do 7º andar e não sofreu mais do que uma comichão no olho", ou "Sicrana salta do 6ºF de um apartamento e parte uma unha de um pé". São casos quase insólitos, miraculosos até, mas que acontecem, se calhar mais do que à primeira vista aparentaria.

Em comparação, o caso do queniano Samuel Wanjiru, que morreu após cair do primeiro andar, torna-se realmente fora do vulgar. Pessoas e mais pessoas conseguem cair de alturas imensas, e saem da aventura com pequenas e insignificantes escoriações, e o pobre Samuel, que até era atleta olímpico, tem um azar do caraças e espatifa-se todo. Do primeiro andar!!!!

Das duas, uma: ou os primeiros andares no Quénia distam cerca de 60 metros no chão, ou ele caiu mesmo mal. Ou, sei lá, há outras hipóteses: ele não morreu na queda, o que sucedeu foi que, quando beijou o chão, estava um grupo de leões à espera. Ou o chão estava coberto de picos que o rasgaram todo. Ou então o Samuel caiu, levantou-se e enquanto limpava o pó do corpo foi apanhado por um camião TIR.

Pronto, ok, nesta última já estou a fantasiar. Afinal, estava-se no Quénia. No máximo, ele podia ter sido abalroado por uma carroça... puxada por um ratinho... anoréctico...

Ou então nada disto sucedeu. O primeiro andar era um primeiro andar normal, o Samuel não caiu mal, não foi apanhado por leões, nem caiu sobre picos, e muito menos levou com um camião em cima... ou uma carroça. Talvez o motivo esteja na fragilidade do corpo queniano. Sim, ele era atleta olímpico, venceu mesmo uma medalha de ouro na maratona de Pequim em 2008, mas nós já sabemos como são os atletas quenianos: têm uma constituição física que os colocaria em desvantagem caso tivessem de competir numa luta de UFC com a Manuela Ferreira Leite. Portanto, não foi a altura nem qualquer outra razão estranha que motivou o óbito do coitado do Samuel, ele é que era uma fraca figura. O que me faz imaginar como terá sido a sua infância. Parece mesmo que estou a ver um amigo do Samuel a chegar junto da mãe do Samuel:

- Dona mãe do Samuel, dona mãe do Samuel, o Samuel partiu uma perna!
- Ai que horror, que horror, como é que isso aconteceu?
- Tropeçou numa pena de andorinha...

Por fim, resta-me tecer só uma notazinha sobre o que motivou a queda do Samuel. Dizem as notícias que tudo se deveu a uma discussão com a mulher. Exacto: o Samuel estava a discutir com a sua neguinha e nisto lembra-se de se jogar do primeiro andar. Só espero que a moda não pegue, pois se todo o homem que discute com a sua esposa desata a mandar-se da janela, vamos ver espectáculos de estatelanço todo o santo dia. Ei, talvez isto até venha a inaugurar uma nova modalidade olímpica...

Sem comentários: