quarta-feira, maio 02, 2012

Reportagem Peter of Pan: o Pingo Doce

Longe vão os tempos em que o Primeiro de Maio era marcado por porrada nas manifs. Agora, os trabalhadores podem entoar descansados os cânticos do costume ali à Avenida da Liberdade, que já não há batalhões de polícias prontos para aviar cassetetes no lombo. Os confrontos mudaram de cenário e passou a ser mais fácil andar à batatada com um cidadão ou levar umas bolachadas das forças de segurança num normal supermercado - que é, devo apontar, o sítio ideal para haver molho. E comer nos cornos. E dar o arroz. E armar uma caldeirada. E... ok, já chega! 

Bom, sempre interessado que estou nestes episódios marcantes da evoluída civilização ocidental, armei-me de um caderno e de uma caneta e fui tentar obter reacções junto dos clientes do Pingo Doce. Porque, afinal, devemos tentar compreender as atitudes das pessoas, por forma a fazer uma análise correcta dos acontecimentos. Caso contrário, seremos uns meros Marcelos Rebelos de Sousas e só diremos porcaria. 

Eis, pois, alguns depoimentos que consegui recolher:

- Bom dia, senhor. Diga-me: esteve no Pingo Doce?!
- Bom dia. Estive sim.
- E como foi, pode contar?
- Pá, foi o caos. Não via nada assim desde a Guerra Colonial.
- Ah, o senhor é um veterano. Vejo também que não tem um braço e coxeia de uma perna. Foi na Guerra Colonial que ficou ferido?!
- Não, não, foi mesmo no Pingo Doce da Brandoa. Mas consegui levar o último peito de frango e dois pacotinhos de arroz carolino.

*
**

- Boa tarde, minha senhora. Posso fazer-lhe umas perguntas?!
- Pode sim, meu jovem.
- Vejo-a carregada de compras. Esteve no Pingo Doce?
- Ah, sim, estive.
- Entre as suas compras, consigo observar pelo menos uma dúzia de sacos de comida para gato. Quantos gatos tem?
- Eu?! Nenhum.
- Então, mas...
- Ah, comprei porque não podia perder a oportunidade. Se comprasse a comida para gato noutro dia, ficava-me ao dobro do preço! Sou muito esperta, eu...

*
**

- Boa tarde, meu caro. Vejo que o seu carrinho de compras está praticamente vazio. Não foi ao Pingo Doce?
- Então não fui?! Fui, fui!
- Mas trouxe pouca coisa. Não quis aproveitar a promoção deste 1 de Maio?
- Ó chefe, eu até aproveitei, mas estive tanto tempo na fila à espera para pagar que acabei por comer quase tudo. Olhe, a fome era tanta que nem cozinhei as batatas. Nem o peixe. Nem os brócolos. Nem os ovos. Agora sinto uns barulhos estranhos nos meus intestinos. Acha que é grave?!

*
**

- Boa tarde, senhora reformada. Foi ao Pingo Doce?
- Fui sim, jovem entrevistador esbelto e simpático.
- Se não for incómodo, podia dizer-me quanto gastou?
- Olhe, fiz compras no valor de 410 euros, portanto só paguei 205. Já viu o que poupei? 
- E quanto costuma gastar normalmente?
- Uns 30 euros!
- Ah...

E pronto, basicamente foi isto...

Sem comentários: