quarta-feira, julho 25, 2012

A realidade é apenas uma nota de rodapé no grande texto da ficção

A China anda a ser assolada por um tufão que já provocou vários mortos e feridos. Tão assustador, porém, quanto esta tragédia é a decisão de desinformação tomada pelo governo chinês: os jornalistas estão expressamente proibidos de fazer sair notícias negativas, devendo antes colocar a tónica no heroísmo do povo chinês e na eficácia dos meios de protecção civil. Enfim, quando a verdade é adulterada, a coisa só tem um nome: aldrabice. E isso é tão válido no país da grande muralha como no país à beira-mar plantado. Estou mesmo a ver os notíciários chineses: "E há pouco foram salvas duas pessoas E UM SACO DE ARROZ, num gesto corajoso dos nossos compatriotas. Devemos agradecer ao Comité Central do Partido a escolha tão acertada deste grupo de pessoas que cuida de nós, pobres cidadãos. Infelizmente, morreram 50 pessoas e 100 casas foram arrastadas pelos vent... ah, não, afinal não, acabámos de receber um comunicado que diz não ter morrido ninguém e todas as casas continuam de pé. Aliás, isto nem é um tufão, é uma correntezinha de ar, dizem os serviços meteorológicos do Politburo. Viva a China! Viva o Partido Comunista! Viva!"

Por causa desta história de as notícias terem de ser "embrulhadas" num papel mais bonito e vistoso, lembrei-me deste vídeo:


e percebi que as pessoas não gostam da verdade, sobretudo quando esta perturba, ou seja, sempre. As pessoas gostam é que as coisas encaixem na sua forma de ver o mundo, que as sosseguem e deixem descansadas. A realidade, essa, fica para segundas núpcias: de que vale a realidade quando a mentira é mais simpática e nos deixa com um sorriso no rosto? Aos que pensam assim, dá-se o nome de alienados. Alienados são todos aqueles que, inconscientemente ou não, vivem numa realidade alternativa. São os que julgam ver um jardim quando tudo são destroços em volta. São aqueles que acreditam numa vitória na Liga dos Campeões quando o plantel não chega para a manutenção na 2ª liga. E neste cenário, quem tem a responsabilidade de informar, de mostrar como as coisas são, desempenha um papel importante, seja ele ou ela jornalista, político, intelectual, treinador do Sporting ou página central da Playboy. Tem de ser um gajo como o mensageiro de mais este vídeo que aqui boto (ver sobretudo a partir do minuto 2,15. Ahhhh, vejam tudo, pois é do Rowan Atkinson, esse génio):

Mesmo quando a verdade não nos agrada, temos de engoli-la, pois só assim podemos agir condignamente. E isto é válido tanto quando se é cidadão chinês, português, peruano, malibenho... malisiano... malitista... f#da-se esta merda, do Mali. Se não aceitamos a verdade, estamos a dar trela para que todos aqueles com responsabilidades de nos informarem continuem a enganar-nos, e a poderem achar que isso é que é bom e normal.

Devemos então preferir a realidade à ficção. Sempre. Sempre, caraças! E que o Sporting seja campeão europeu já na próxima época, mesmo não disputando a Liga dos Campeões!*

*Sim, c@r@lho, qual é o problema?! Então o Relvas pode ser licenciado sem ter feito as cadeiras, e o Sporting não pode conquistar um torneio para o qual não se tenha qualificado?!? Então mas isto agora é assim, é?! Mau...

Sem comentários: