segunda-feira, setembro 26, 2005

Abram alas para o Capitão

Na passada semana, Jorge Sampaio recebeu no Palácio de Belém o (ex?) capitão do Futebol Clube do Porto, Jorge Costa, a.k.a. Bicho. (A propósito: estás tramado, pá! O holandês não te dá trela!...). Achei a circunstância muito estranha, a começar por Jorge Sampaio ser sportinguista. Está bem, a Maria José Ritta, ao que parece, torce pelo clube do Dração, mas isso não serve de explicação. Daí a minha pergunta: não estará o jogador a pensar candidatar-se à Presidência da República, tendo a deslocação a Belém servido precisamente para pedir conselhos ao ainda detentor do cargo? Isto pode parecer uma patetice, mas convido-vos a reflectir nos seguintes pontos:

- Jorge Costa já afirmou ser esta a sua última época enquanto jogador profissional. O seu futuro está, portanto, em aberto. E, dada a guerra que o opõe a Co Adriaanse, é bem provável que abandone os relvados já em Dezembro, ficando assim livre para ser eleito em Janeiro.

- O jogador está prestes a completar 34 anos, estando assim próximo da idade mínima exigida aos candidatos. E convenhamos, quem se irá importar com uma diferença de meses? É assim como o défice: umas pequenas décimas não interessam nada!

- O defesa é especialista na marcação homem-a-homem, o que o torna ideal para vigiar as actividades do Governo, em particular as de José Sócrates.

- Caso se candidate, contará certamente com os apoios de Pinto da Costa e José Mourinho. Jorge Costa teria assim do seu lado as figuras portuguesas mais respeitadas aquém e além fronteiras. O que, convenhamos, é muito melhor do que Soares ser apoiado por Sócrates e Vitorino, Cavaco por Marques Mendes e Dias Loureiro, Alegre por Herberto Hélder e António Ramos Rosa...

- Contrariamente aos outros candidatos, tem uma esposa que não fica mal nas fotografias.

- Dadas as excelentes campanhas europeias do FCP, Jorge Costa conta no seu currículo com mais viagens do que Mário Soares e Jorge Sampaio juntos.

- Os seus discursos são facilmente inteligíveis pela população portuguesa, ao contrário de um certo PR de que não vou dizer o nome.

Por tudo isto, não se espantem se, ainda antes de Cavaco, Jorge Costa anunciar a sua candidatura a Belém.

Eterno Entorno

2 comentários:

david disse...

Grande blog!

Anónimo disse...

Obrigado! :)