sexta-feira, julho 10, 2009

O segredo do Porto é a estupidez do Benfica

Há muito tempo que não falo sobre coisas realmente irrelevantes e desinteressantes, por isso hoje tiro a barriga de misérias e faço uma breve mas lúcida exposição sobre as recentes estratégias do Benfica e do Porto. É que o Porto ultimamente tem surpreendido por vir roubar jogadores que se julgavam a caminho do estádio da Luz, e eu creio que tenho uma explicação para o caso.

Tome-se o exemplo do provável próximo reforço dos portistas, o jogador uruguaio Falcão. Os mais atentos recordar-se-ão que, aqui há coisa de poucas semanas, Falcão era dado como praticamente certo no Benfica. Ora, e o que sucede quando o Benfica se prepara para assinar um jogador?! Isto: o jornal A Bola (o segundo jornal do Benfica) entra no negócio e vai de propagandear o mesmo, por forma a gerar aquele sentimento de euforia tão típico nos inícios das épocas encarnadas. O que A Bola mostrou, em primeira página, sobre Falcão foi mais ou menos isto:

"Falcão é mesmo craque"

"Falcão é o melhor avançado do mundo. Melhor até do que o Nuno Gomes"

"Falcão quase a assinar. Comentadores dizem que tem mais técnica do que o Pelé"

"Falcão será provavelmente o melhor jogador de todos os tempos"

Com tanto panegírico, até o mais grunho dos dirigentes desportivos ficaria curioso pelo jogador. E os dirigentes do Porto, grunhos até mais não, ficaram obviamente curiosos. Depois de lerem A Bola durante quatro dias seguidos, até eles próprios se convenceram de que o uruguaio se calhar até sabe dar uns toques na bola. E então vá de se mexerem para contratar o jogador.

Deste modo, o Porto consegue contratar jogadores sem se chatear muito. Nem são necessários olheiros: basta ver o que o jornal A Bola diz acerca de presumíveis reforços lampiões. E ter atenção aos naturais exageros que tornam necessária uma equivalência de vocabulário, que é mais ou menos esta:

Quando A Bola diz "Benfica interessado em jogador medíocre", o dirigente do Porto deve ler "passar à frente".

Quando A Bola diz "Benfica interessado em jogador mais ou menos", o dirigente do Porto deve ler "passar à frente".

Quando A Bola diz "Benfica interessado em jogador bom", o dirigente do Porto deve ler "passar à frente. Deve ser tão bom quanto o Jorge Ribeiro".

Quando A Bola diz "Benfica interessado em jogador excelente", o dirigente do Porto deve ler "ver uns vídeos no youtube para avaliar o gajo".

Quando A Bola diz "Benfica interessado no melhor jogador dos 5 continentes", o dirigente do Porto deve ler "comprar o tipo só para lixar os lamps".

É este o segredo. O Benfica torna-se vítima de si próprio, pois ao tentar criar um ambiente optimista relativamente aos futuros reforços, abre a guarda e deixa o pássaro na mão do Porto, que mais não faz senão prestar atenção ao que é dito n'A Bola. Assim fica tudo mais fácil...

8 comentários:

Ilda disse...

Mas o que é que faz um sportinguista a falar do melhor clube do mundo? E com isto quero dizer mas quem és tu para falar do SLB, já te disse o teu mal é inveja... vai mas é fazer festinhas ao gatinho da tua equipa, pá!

Francis disse...

credo pá, tantas vezes essa palavra, ben...coiso, be.f..a coiso...
nem consegui ler tudo...com a ressaca com que estou já fiquei mal disposto...se perer o apetite pró almoço ponho-te um processo...ou uma providência cautelar...ou faço-te sócio dessa coisa que aí falas...



ps. foi muito bom ;)

Lexy disse...

Os sportinguistas até deviam de andar calados que a PT gostou tanto do palavreado e tom vocal do vosso treinador que até tem publicidade com imitações baratas dele.

Gabriela disse...

Amizade, diria que a sorte do Porto é a inteligência do Benfica. A avaliação dos jogadores é dos encarnados, yah? Aprendam é a ser "jogadores" de bluf!

Pulha Garcia disse...

Texto exagerado, superficial e anti-Benfiquista. O Porto tem mais dinheiro para gastar, proveniente de vitórias obscuras, e gasta. Se poder prejudicar o Benfica, prejudica. É o mercado a funcionar, dentro de uma imoralidade que não é a excepção...

Pelo menos é a minha opinião.

Saudações Benfiquistas

PS- Porque é que um gajo para ser de um clube tem que ser anti-outro?

PS- A minha verificação de palavras é "sismo". Achei que devia partilhar ...

Maestro disse...

E no meio dessa conversa toda onde está o zbording?

Absolutamente insignificante...

Vê-la se com este betencourt não lambem tanto os tomates ao pinto da costa??

Fica mal, ver lagartos a lamber os tomates a dragays!!

Porta-te lagartinho

papagaio disse...

caro amigo ja vi que a tua cara metade nao pertence a grande elite verde e branca...ao clube com mais titulos a nivel mundial sao mais de 13.000 enquanto os outrinhos so poucas centenas.....
ja agora pronunciaste algumas dez vezes o nome daquele clube que nao digo o nome senao nascem-me aftas nas beiças
bom fim de semana e que s.liedson nos traga bom tempo

Rita disse...

Tu é que não estás a topar bem acena. A malta do Benfica sabe perfeitamente que o pessoal do Porto já não passa sem ler "A Bola", esse jornal magnífico com a excelente colaboração de Ricardo Araújo Pereira essa antítese de Rafeiro Perfumado (caso não saibam é Gato Fedorento), qual Record qual quê, jornalinho medíocre e pobrezinho. Mas e voltando à vaca fria o Benfica já topou e por isso finge que quer comprar este ou aquele para o Porto se chegar à frente, é só blufffff...
Jokas