quinta-feira, julho 21, 2005

As aparências não enganam

Alguns de vocês certamente já ouviram falar de uma (pseudo) ciência chamada Frenologia. Esta consistia no estudo da forma craniana de um indivíduo, de modo a avaliar a sua personalidade e o seu nível intelectual. Como é que esta ciência procedia? Mais ou menos assim: o especialista passava com os dedos pelo crânio de um qualquer paciente, tomava notas e, no fim, avançava com uma avaliação. No fundo, resumia-se à ideia: se o teu crânio tem bom aspecto e for gentil ao toque, tens sem dúvida uma boa personalidade e és inteligente. Foi uma prática corrente até pelo menos meados do século XIX, vindo finalmente a cair em desuso.
Pois bem, eu acho que foi prematuro retirarem a frenologia do campo das ciências aceitáveis. Poupar-se-ia muita chatice caso ainda existissem frenólogos.
Porque é que estou com estas coisas, perguntam-me vocês? Bem, como sabem, houve uma remodelação governamental: o Ministro das Finanças, Campos e Cunha, foi substituído por Teixeira dos Santos. Ora, já atentaram bem na facies deste senhor? Já perderam alguns minutos a olhar para aquela cabeça, verificando cuidadosamente os seus contornos? Se o fizeram, devem ter ficado com a mesma impressão que eu: Portugal está bem lixado!!!!!! É impossível um indivíduo com aquela estrutura craniana dar um bom Ministro das Finanças. Esperem, para o próximo ano, uma nova subida do défice, que resultará em novo aumento de impostos. Isto tudo porque o Governo não tem frenólogos na sua equipa. Lamentável.

Eterno Entorno

Sem comentários: