quinta-feira, julho 21, 2005

Novo Questionário Filosófico

Semanas atrás, promovemos um questionário filosófico, no qual se atestavam as presumíveis capacidades intelectuais dos leitores. Desta feita, o Peter of Pan quer saber quais as vossas reacções a alguns famosos ditos filosóficos:

1 - "Todos os filósofos deveriam ser reis e todos os reis deveriam ser filósofos" (Platão)
A - Concordo. Abaixo com os tecnocratas no poder.
B - Discordo. O Platão nunca conheceu o Carrilho.

2 - "Quando olhas para o abismo, o abismo também olha para ti" (Nietzsche)
A - Tenho essa sensação sempre que me vejo ao espelho.
B - Não tenho por hábito prestar atenção a tipos com um bigode ridículo.

3 - "Penso, logo existo" (Descartes)
A - Concordo. Não se pode conceber um ser pensante não-existente.
B - Discordo. O Jerónimo Sousa por vezes pensa, mas só existe nas mentes dos membros do Comité Central do PCP.

4 - "A linguagem é a casa do ser" (Heidegger)
A - Diria mais: a linguagem assume-se como berço de toda a ontologia.
B - Quanto é que o ser pagará de renda?

5 - "Senhor, tornai-me casto. Mas ainda não" (Santo Agostinho)
A - Isso. A castidade deve ser o corolário de um processo vivencial, nunca um ponto de partida.
B - Duas palavras de objecção à castidade: "Monica" e "Bellucci".

Confira agora os resultados:
5 respostas "A" - Nem tenho palavras para qualificar o seu desempenho. Diria apenas que você é mais beto do que a população inteira de Cascais calculada para o ano de 2037.

1 a 4 respostas "B" - A sua reverência a afirmações proferidas por tipos que andam a fazer tijolo há uma data de anos é deveras preocupante. E se tentasse pensar mais pela sua cabeça? Repita comigo: "Vou começar a pensar mais pela minha cabeça".

5 respostas "B" - Parabéns! Você é de facto um indivíduo que não se deixa levar facilmente. É orgulhoso da sua independência intelectual e fiel ao seu próprio pensamento. Deixo apenas um conselho: emigre, pois não há lugar para si dentro da filosofia lambe-botista portuguesa.

Eterno Entorno

Sem comentários: