terça-feira, julho 12, 2005

Prestes a realizar-se um jantar de filosofia contemporânea

Alguns dos mais reputados filósofos da época contemporânea decidiram organizar um jantar, através do qual poderão trocar ideias e impressões filosóficas, além de aproveitarem para encher o bandulho. Esta iniciativa está a gerar enorme expectativa entre a comunidade filosófica, já que o intercâmbio intelectual passível de sair desse encontro pode dar um novo impulso às ciências humanas.
No entanto, nem tudo são boas notícias: a distribuição dos lugares está a provocar polémica. Hegel, por exemplo, recusa sentar-se ao lado de Kant e só vai ao jantar se Schelling não for convidado; Marx só aceita estar junto de Hegel se este explicar a dialéctica do senhor e do servo à luz dos princípios comunistas. Nietzsche, por sua vez, não quer estar ao pé de ninguém e exige comida para o seu cavalo; Heidegger não se senta na mesa de Husserl, e Sartre quer um lugar a partir do qual não possa olhar Heidegger. Wittgenstein, por seu lado, já afirmou que, caso Karl Popper esteja num raio de proximidade até 5 metros, lhe dará com o atiçador na cabeça.
Também o local do jantar demora a ser escolhido, embora Kierkeggaard já se tenha mostrado disponível para receber todos os colegas na sua residência dinamarquesa. Bertrand Russell foi dos primeiros a aceitar a oferta do autor de Temor e Tremor, desde que este poupe os filósofos à - e passamos a citar - "estupidez do Estado Religioso".

Eterno Entorno

3 comentários:

Anónimo disse...

...mas maior polémica que a questão espacial dos lugares, ou seja, da distribuição destes excelsos seres-na-mesa, é a ementa que realmente preocupa a organização. Peter of Pan "nos bastidores" averiguou que:

1.Kant exige que seja o seu criado a servi-lo

2.Heidegger só come alunas com menos de 20 anos

3. Marx exige guardanapos com a bandeira americana

4.Hegel não gosta de coisas verdes

e a lista continua...

Quem tiver recomendações é favor contactar o Sr. Abelardo, cozinheiro a part-time e professora (sim, professora) a full-time.

Anónimo disse...

A parte da distribuição dos lugares parece complicada e a ementa também.
E o entretenimento?
Deixo aqui algumas sugestões... Habituados a grandes eventos filosóficos aconselho duas bandas musicais com o seguinte alinhamento:
Os fabulosos "Blood Roses" com o seu super vocalista Conde Drácula com os seus exitos mundiais: "Sunday Bloody Sunday - but every day is a good day"; "Hicky"; "Medular" entre outros.
Em seguida deverá aparecer J.C. e a banda, mais conhecidos como "Vaya con yo" que intrepretarão "Superstar"; "What's God got to do with it"; "Heading for a fall" e "It's a kind of lie".
Para finalizar, directamente de -sabe-se lá - a banda "Diabo de bom coração" com Mefistófeles Irado que encerrará o jantar com o seu exito: "Bad to the bone" para que todos possam cantar.
Espero que estejam de acordo com a proposta.

Anónimo disse...

Acho impressionante que se tenham esquecido da mais fabulosa polémica. Os Filósofos Analiticos resolveram trazer consigo os 39 Silogismos e não havendo lugares para todos, disponibilizaram de propósito para eles uma mesa de crianças que havia na cave da mansarda de Kierkeggaard.