sexta-feira, outubro 14, 2005

Teste de Literacia

Confrontem os seguintes textos:

Texto 1: "A periculosidade incandescente que vem impregnando a actual sociedade herdeira do pós-modernismo só é comparável à efeverescência de um qualquer phainomenon originário das essenciais profundezas do planeta. En effect, torna-se imperioso suscitar reacções avisadas e esclarecidas, caso contrário a humanidade, tomada no seu conjunto de diferentes entes individuais, corre o sério risco de se dirigir implacavelmente para um trágico finale."

Texto 2: "Vivemos tempos de insegurança. É como se estivéssemos à beira de um vulcão em erupção. É melhor termos cuidado, senão vamos desta para melhor, pá!"

Aos leitores que tiveram dificuldades em entender o Texto 1, mas que captaram bem o Texto 2, dirijo os meus parabéns. Pessoas normais não falam nem escrevem daquela maneira. Pessoas normais procuram facilitar o trânsito da comunicação.

Aos leitores que não só entenderam como também se identificaram formalmente com o Texto 1, lanço os meus abomináveis vitupérios. Os anos passados a ler Heidegger e a escutar discursos do Jorge Sampaio tinham necessariamente de dar nisto! Lamento a vossa conduta comunicacional e termino com algo que decerto compreenderão: vão dar uso ao vosso músculo do esfíncter!

Aos leitores que não entenderam nem o Texto 1 nem o Texto 2: olá Pedro Santana Lopes!

Eterno Entorno

2 comentários:

radioapilhas disse...

E quem percebeu os dois?

Anónimo disse...

Quem percebeu os dois = quem percebeu o texto 1. :)