segunda-feira, outubro 17, 2005

Um Nobel da economia para aqui, s.f.f.

Engendrei uma tese revolucionária, que dá conta - de modo notavelmente simples - das crises, recessões e distúrbios económicos existentes no mundo moderno. Sugiro eu que tais consequências se devem à acção de pessoas incompetentes que desempenham cargos importantes. Por exemplo, a incrível subida do preço do petróleo está directamente ligada à presença de George W. Bush na Presidência Norte-Americana; o falhanço no combate aos fogos tem a sua causa na fraca prestação de Pauleta durante o Euro 2004; o tsunami ocorrido no sudoeste asiático em Dezembro de 2004 está (indirectamente, mas está!) relacionado com o teor dos discursos proferidos por Odete Santos no Parlamento.
Para explicar tais fenómenos, desenvolvi uma equação que reza:

>x => >y (em que x=incompetente e y=crise)

Isto é, quanto mais incompetente for o agente x, quer dizer, o indivíduo detentor de importante cargo, pior será a consequência y, quer dizer, a crise. Há, pois, uma correspondência entre ambos os factores.
A esta teoria resolvi dar o nome de "Efeito Peseiro". Foi através do visionamento das partidas do Sporting que pude chegar às conclusões anteriormente descritas. Posso mesmo dizer: graças à incompetência de José Peseiro numa função tão importante quanto a de treinar o Sporting, não é só este clube que vai sofrer uma grave crise. Não! As minhas previsões, que resultam da aplicação do "Efeito Peseiro" ao próprio Peseiro, vão muito mais além. Confiram o que sucederá caso o coruchense permaneça como treinador do Sporting:

- Sporting cai para a 3ª Divisão;
- Portugal passa a ter uma economia ao nível da do Burkina Faso;
- A Coreia do Norte invade a Europa e transforma a União Europeia numa República Popular;
- Francisco Louçã é eleito Secretário-Geral das Nações Unidas. Telmo Correia é o Presidente da Assembleia Geral;
- Ricardo Sá Pinto é agraciado com os prémios Pulitzer, Booker, Goncourt, Astúrias, Camões, PEN Club e Nobel da Literatura, pelo conjunto dos seus escritos nas casas-de-banho do Alvalade XXI;
- Elsa Raposo volta a ser virgem;
- José Manuel Durão Barroso volta ao MRPP;
- Luís Delgado inventa um dispositivo que lhe permite produzir 3.785 crónicas por hora;
- Júpiter sai da sua órbita e abandona o Sistema Solar. Mercúrio, Vénus, Marte, Saturno, Urano, Neptuno e a Lua seguem-se-lhe. Plutão não, felizmente para ele está muito longe da Terra;
- O Sol explode. O mundo acaba. A vida extingue-se;
- Peseiro, após alguma ponderação, resolve finalmente abandonar o Sporting.

Eterno Entorno

2 comentários:

david disse...

Gargalhada descontrolada!

Anónimo disse...

Calma, rapaz! Também não é caso para tanto... :)