sábado, julho 02, 2005

Desenhos Animados Filosóficos

Há um défice de educação filosófica nas nossas crianças e jovens. Estes raramente têm o privilégio de contactar com figuras da nobreza de um Kant, de um Malebranche, de um Empédocles, ou com conceitos enriquecedores como um apeiron, uma dianoia, uma erscheinung!
Faltam modelos aos futuros cidadãos; é por esse motivo que aqui apresento uma proposta inovadora: Desenhos Animados Filosóficos. Que melhor maneira de as novas gerações apreenderem os grandes vultos e as grandes ideias? Que melhor forma de colmatar o deficit filosófico entre os menores de 18 anos? Eis alguns programas possíveis:

Les Aventures de Plotin (d'aprés Hérge)

Karl Marco (um jovenzinho que busca a sua mamã, só que aqui a mamã é uma metáfora para a sociedade sem classes)

Ockham e os Nominalistas

Kant enfrenta a Irmandade da Coisa-em-Si

Heidi Arendt

ApeironBall Z

Sartre & Beauvoir na casa de Camus
(este é só para M12)

Como vêem, trata-se de um pacote bastante apelativo. Só não pensei foi nos indivíduos que ficariam responsáveis pelas dobragens. Mas os professores de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa certamente não soariam descabidos dentro de uma proposta deste género...

Eterno Entorno

4 comentários:

Anónimo disse...

sim...porque no fundo até nem são maus actores...

Anónimo disse...

eu aposto que a prof.isabel matos dias até ja tem o rascunho de um album especial da heide arendt na gaveta; procura-se somente ilustrador!

Anónimo disse...

Então esqueceram se das aventuras de "Ponty the sailor man"? Como é possível esquecerem se desse clássico infanto juvenil fenomenologico?

Unknown disse...

Existe um desenho americano chamado Aeon Flux, produzido pela MTV. Cada episódio neste desenho discute uma questão filosófica, como liberdade, segredos, sexo. Pareceu-me interessante.