sexta-feira, setembro 12, 2008

O Ataque das Formigas-Totós

Acho que não há ninguém que não goste de formigas. As formigas são bichos que nos fascinam, seja pela sua incessante diligência, seja pela sua ímpar e invejável organização. As formigas são até bichos que nos ensinam algo: que criança não se sentiu tocada pela fábula da cigarra e da formiga?!

Porém, as formigas também podem revelar-se incomodativas. Não só quando nos picam, mas também quando nos assaltam a despensa. Ou nos impedem de realizar um piquenique. Isto porque as formigas são umas vorazes recolectoras de comida, que transportam custe o que custar para a base, ou seja, o formigueiro onde estão instaladas as larvas da futura geração. Quem já teve formigas em casa, sabe do que estou a falar: em poucos minutos, um exército de 53948936830 milhões de insectos pode dar cabo dos nossos mantimentos para um mês.

Mas isto se forem formigas normais, é claro. E as formigas que tenho presentemente em casa são tudo menos normais! Quer dizer, quase todo o comportamento delas é o comportamento de formigas normais, à excepção de um pequeníssimo pormenor: elas não atacam a comida!

Ora, é isto que não percebo. E é por essa razão que classifico estas formigas de totós. Porque, afinal, elas não fazem rigorosamente nada. Nadinha! Apenas passeiam lá por casa, de um lado para o outro, e do outro lado para o um. Não pegam na comida. Não roubam o açúcar. Não se fazem aos chocolates. Mas que raio de formigas são estas?!?!?!

Procurei até tentá-las. Barrei uma torrada com mel e deixei-a no chão, ao alcance do exército. Mas nada: elas fugiram daquilo mais depressa do que o José Castelo Branco foge de mulheres. Se eu fosse formiga, aquele pedaço de pão não me escapava; todavia, não é isso que interessa às formigas-totós. E o que lhes interessa, então? Não faço a porra da mínima ideia... Afinal, que querem elas de mim? E da minha casa? Pode um formigueiro governar-se sem alimentos? Que ordens dá a rainha às suas operárias? Estarão elas em protesto? Em greve? Equivale toda aquela passeata sem caça a uma espécie de Maio de 68 no mundo das formigas? E porquê? Terão elas visto o AntZ? E o Call Girl, já agora?

São questões que me atormentam. Já alguma vez passaram por algo semelhante? Já tiveram formigas destas em vossa casa? Partilhem as vossas experiências, é um assunto que me intriga sobremaneira...

Grato!

6 comentários:

Rita disse...

Só podem ser formigas travecas...
Jokas

Peter of Pan disse...

Devem ser...

Ilda disse...

Curioso, as que tenho lá em casa também são assim,ups espera, parece que moramos no mm sitio não é??? Bom então resta-me fazer minhas as tuas palavras!!! Até logo, amor!!!

Peter of Pan disse...

Eu vigio as formigas até chegares...

Miu Miu disse...

são formigas vegetarianas, pá!
experimenta deixar um talo de aipo...vai em 2 segundos...
se o aipo não resultar, podes sempre fazer uma estradinha de alcachofras/tomate chucha/mangericão no caminho da saída...

Peter of Pan disse...

Não resulta! Elas têm lá alface à disposição e nem lhe mexem...